a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
clonagem
10.Fevereiro.2018

Clonagem de veículo cresce na BA e preocupa

polícia Civil, que tem realizado constantes operações com o intuito de prender quadrilhas especializados no roubo e clonagem de carros e motos na Bahia. Quadrilhas organizados fazem desse crime uma prática comum em todo o estado, que vem registrando números assustadores nos últimos anos.

Em 2017 não foi diferente e este ano já começou com novos casos, que devem superar os do ano passado. Um exemplo foi do líder de uma quadrilha foi preso no início do ano, acusado de chefiar um grupo que clonava placas em todo o estado. Mas este é apenas um.

Hoje a Bahia possui uma frota de quase 4 milhões de veículos (3.947.974, segundo o Denatran). A frota, em constante crescimento, é um prato cheio para bandidos que se especializam em crimes de roubo e clonagem, pois eles veem nisso um mercado bem lucrativo.

Dados da Polícia Civil, através da delegacia de roubos e furtos de veículos, mostram que no ano passado, no primeiro trimestre, foram registrados 5.736 veículos roubados só na capital e região metropolitana. Já segundo o Detran-BA, em 2017 este tipo de crime cresceu 40%.

Clonagem é crime

Prevista no artigo 311 do Código Penal, a clonagem de veículos é crime. Na maioria dos casos, o consumidor só fica sabendo da fraude quando recebe uma multa que não reconhece ou que foi registrada em um local onde ele nunca esteve.

Quando descoberta a clonagem, os transtornos são inúmeros. As vítimas passam por prejuízos muitas vezes incalculáveis, algumas chegam a esperar meses para provar sua inocência e ter a documentação regularizada.

Os criminosos conseguem fazer uma cópia igual, com mesma cor e modelo, por isso a dificuldade em detectar a procedência do veículo, quando apreendido. Outra realidade que pode ser vista no estado são as vendas de placas ilegais.