a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
gordura boa
24.Fevereiro.2018

Nunca comer gorduras pode gerar problemas

de saúde alerta a nutricionista Juliana Tomandl, citando uma pesquisa que revela que um quarto dos brasileiros acredita que gorduras são prejudicais à saúde. “Essa percepção equivocada pode acabar restringindo o consumo de alimentos essenciais para o organismo”.

Para ela, é perfeitamente normal querer se livrar do excesso de peso. O problema é que, para isso, muitas pessoas seguem informações equivocadas que, além de não ajudar, podem comprometer a saúde. Isto inclui a rejeição a gorduras em geral.

Estudos recentes apontam para uma nova perspectiva com relação ao consumo das gorduras, Não só há as que fazem bem ao organismo, como elas são essenciais. Eles mostram que o consumo, em doses equilibradas, é extremamente benéfico e é essencial.

Juliana explica que ao invés de eliminar, se deve escolher as gorduras. “Junto com proteínas e carboidratos, as gorduras compõem os grandes grupos alimentares necessários para manter o organismo funcionando corretamente”.

Gorduras diferentes

A gordura trans, usada em alimentos processados, causa mais danos do que a saturada. A trans é a que deve ser eliminada de sua dieta. As saturadas podem ser reduzidas, mas não eliminadas. Estão em produtos de origem animal, como ovos, leite integral, manteiga, carnes e embutidos).

As gorduras insaturadas se dividem em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. O primeiro apresenta benefícios importantes no controle de doenças e está no abacate, castanhas, amêndoas e no azeite de oliva. “É boa qualidade para você, mas sem excesso, porque engorda”.

Já as gorduras poli-insaturadas ajudam a reduzir o colesterol ruim, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Inclui o ômega 3, encontrado na linhaça e em peixes de águas frias e profundas (salmão e sardinha), e ômega 6, nos óleos de soja, milho e girassol.