a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
roupas uv
17.Fevereiro.2018

Médico indica como se proteger dos raios UV

que, em exposição excessiva da pele, podem causar sérios danos. Isso porque o câncer de pele representa 30% de todos os tumores malignos do país, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. “São cerca de 176 mil novos casos por ano”.

Entre as principais causas está justamente a exposição excessiva à radiação ultravioleta. Por isso, Victor Peixoto, dermatologista e consultor da Litonaneus, fabricante de roupas e acessórios com proteção UV, indica cinco dicas para proteger a pele.

Protetor solar - É fundamental todos os dias, mesmo que o sol não esteja forte. É importante prestar atenção na hora de escolher o FPS (Fator de Proteção Solar) adequado ao seu tipo de pele. No entanto, usar somente o protetor solar não adianta.

Durante um estudo realizado pela Universidade de Manchester e pelo Instituto do Câncer, em Londres, descobriu-se que os protetores solares não protegem completamente a pele dos raios UV, o que abre uma brecha para câncer a longo prazo.

Roupas com proteção UV - Hoje é possível encontrar roupas com proteção solar que bloqueiam até 98% dos raios UV. O tecido possui uma tecnologia especial e os fios recebem um aditivo à base de dióxido de titânio que não sai nas lavagens.

Além disso, a estrutura do tecido tem uma porosidade que não permite a passagens dos raios UV ao mesmo tempo em que deixa a pele respirar. Contudo, para garantir a eficácia é importante comprovar a qualidade dos produtos comercializados pela marca que você escolher.

Para isso, é essencial verificar se as roupas são certificadas pela Arpansa - Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear, único órgão no mundo responsável por testar fator UV em roupas e acessórios. 

Horários críticos - A recomendação médica é que a exposição direta ao sol aconteça antes das 10h e após 16h. Se não for possível evitar os horários dentro dessa janela, fique atento ao uso do protetor e das roupas com proteção UV. Para peles muito sensíveis, sol só após 17h no verão.

Acessórios - Mais do que itens de moda, os acessórios como óculos de sol e chapéus são uma questão de saúde quando falamos de exposição solar. Por não usarmos filtro solar na cabeça, o couro cabeludo acaba sendo um dos principais pontos de radiação da pele.

Não é raro vermos algumas pessoas descascando nessas regiões. Os olhos também sofrem no curto, médio e longo prazo a uma exposição incorreta. Quem tem olhos claros precisa de uma atenção redobrada. 

Nutracêuticos e Vitaminas - Alimentação também ajuda a proteger a pele dos raios UV. Existem nutracêuticos e suplementos alimentares que ajudam nessa tarefa. Isso porque atuam como antioxidantes e reparadores naturais para as pequenas fissuras e queimaduras causadas pelo sol.

Os nutracêuticos compostos de vitaminas do grupo E, C e B3 são os princípios ativos mais comuns utilizados para recuperação da pele. Vale a pena incluí-los na lista de cuidados. No caso das roupas, o site da empresa citada por Victor é https://www.litoraneus.com