a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
conjuntivite
13.Janeiro.2018

Risco de conjuntivite sobe nos meses de verão

por causa das praias lotadas e festas que reúnem grande número de pessoas. É nesta época que costuma acontecer a epidemia de conjuntivite. Por conta da temperatura mais elevada, especialistas alertam para a necessidade de cuidados especiais com a visão.

Usar bonés, óculos de sol de boa qualidade, tomar muito líquido e ingerir alimentos saudáveis que contenham vitaminas A e C são algumas das recomendações, resume João Vilaça, oftalmologista do HVisão e Membro do Conselho e da Sociedade Pernambucana de Oftalmologia.

A conjuntivite bacteriana é caracterizada por uma secreção espessa, amarelada e com consistência cremosa, que deixa a pessoa com os olhos inchados e, em alguns casos, pode parecer que se formou uma bola de pus embaixo do olho.

“Já a conjuntivite viral se espalha com mais facilidade em dias de calor intenso. Ela é contagiosa e pode ser contraída em banhos de mar e piscina sem cloro, além de ambientes fechados com grande concentração de pessoas, pode também causar inflamações”, alerta o oftalmologista.

Evitar e tratar

João Vilaça orienta que o tratamento pode ser iniciado com aplicação de compressas de água filtrada nos olhos. Ele explica que piscinas com excesso de cloro e praias com areia suja e mar impróprio para banho reúnem fungos e vírus que podem causar diversos tipos de doença.

Entre as inflamações na córnea existe a ceratite actínica. “Causada por uma inflamação na córnea que ocorre devido a exposição por mais de seis horas ao sol, sem qualquer proteção, a ceratite actínica tem como sintomas a vermelhidão, dor e aquela sensação de areia nos olhos”.

Vilaça e ressalta que logo que os sintomas surgirem é necessário procurar um oftalmologista para que seja indicado o tipo de tratamento adequado. Um cuidado adicional deve ser tomado na compra do óculos de sol. Procure os que oferecem proteção contra raios UV.