
Confira tudo o que precisa sobre as eleições
deste ano em todo o Brasil, que acontece neste domingo, 7 (primeiro turno), das 8h às 17h. Se houver segundo turno para Presidente ou para Governador, ele acontece no dia 28, com a votação também começando às 8h e terminando às 17h .
A ordem de votação na urna eletrônica é deputado federal, deputado estadual (ou deputado no DF), senador um, senador dois, governador e presidente. Todo brasileiro maior de 18 anos e menor de 70 é obrigado a votar.
No site do TSE (tse.jus.br) você pode conferir se está apto a votar, qual sua seção eleitoral e o local da votação. Nele também é possível conhecer os dados de cada candidato e baixar o programa que dará o resultado em tempo real.
Urna e votação
Se houver falha na urna eletrônica e ela não puder ser trocada, você votará com cédulas em papel, uma para as eleições majoritárias, amarela, e outra para as proporcionais, branca. No momento da votação, o eleitor recebe as duas cédulas abertas.
Ocorrendo votação por cédulas, a apuração desses votos é feita na urna eletrônica, sendo os votos lidos um a um e registrados na urna. Ao final é expedido o boletim de urna com o resultado da votação naquela seção.
Têm prioridade para votar os eleitores com mais de 60 anos, doentes, com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas, lactantes, candidatos, juízes eleitorais, promotores eleitorais, funcionários a serviço da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço.
Se não votar, você deve justificar sua ausência. Se não o fizer ou se a justificativa não for aceita pelo juiz eleitoral, deverá pagar multa arbitrada por esse juiz. O eleitor que deixar de votar em três turnos consecutivos terá seu título cancelado.
Votação
O eleitor cego pode votar normalmente, porque o teclado da urna eletrônica oferece relevos em braile. Quem não lê braile pode se orientar a partir do ponto de identificação da tecla nº 5. As urnas também possuem sistema de áudio, disponibilizado quando solicitado.
Para votar é necessário levar documento oficial de identificação com foto. Para quem cadastrou a biometria, outra opção é levar o e-Título no celular, que vale como documento de identificação para os biometrizados.
A Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor levar o título em sua versão digital (e-Título) ou impressa para facilitar a identificação da seção eleitoral. Os cadastrados por biometria vão colocar o dedo no leitor biométrico para a identificação.
Leve uma cola
Voce não só pode como deve levar uma “cola” com os números de seus candidatos preferidos. Mas na hora de votar você não pode levar celular, máquina fotográfica nem filmadoras para a cabine. Filmar ou fotografar o voto é crime.
Voce pode votar usando short, bermuda ou chinelo. Caso perca a votação do primeiro turno, pode votar normalmente no segundo, se houver. Mas ainda terá que justificar a ausência no primeiro junto ao juiz eleitoral.
Votos brancos e nulos não anulam uma eleição mesmo que sejam 99% do total. Na contagem, ambos são excluídos do cálculo de votos válidos. No entanto, como cada voto nulo ou em branco diminui a necessidade de votos válidos, isso acaba ajudando quem lidera a disputa.
tweet
Precisamos de sua ajuda
Muita gente lê A Região, mas nos últimos anos a publicidade, que é o que mantém um jornal, tem desaparecido, inclusive por causa da recessão. Alguns jornais passaram a ser pagos na internet, mas não queremos fazer isso.
Manter um jornal impresso e online independente, sem receber propina de políticos, custa caro e é muito difícil. Temos resistido a fechar um jornal de 30 anos que é referência no sul da Bahia. Mas precisamos de ajuda.
Se voce gosta de A Região e acha importante manter um jornal independente, por favor nos ajude doando quanto quiser. Basta clicar neste botão. Ou fazer transferência para Bradesco, ag 0239-9, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, CNPJ 96.770.516/0001-94. Muito obrigado.