a regiao
booked.net
23.Janeiro.2021

Pesquisa: estudar é uma prioridade em 2021

estudante


para brasileiros ouvidos pela Consumer Survey do Google. Ela permitiu entrevistar remotamente mil brasileiros em todo o país, entre 18 e 64 anos, e mostrou que, além de cuidar da saúde e investir, os brasileiros querem estudar mais

Realizada em outubro de 2020, a plataforma perguntou quais eram suas prioridades para os próximos meses. Para 29%, a prioridade para este ano é mudar de casa – um aumento de 30% em relação ao ano passado, que se justifica pelo momento que estamos atravessando.

Com a pandemia, todos acabamos ficando mais dentro de casa e passamos a dar mais valor para o ambiente em que vivemos. Já para 19% dos entrevistados, começar a estudar é o principal planejamento para 2021. Interesse por investimentos e cuidar mais da saúde aparecem logo em seguida, mas a lista não para por aí.

Aprender uma nova língua e comprar um automóvel também estão nos objetivos da população para este ano. A meta de estudos é promissora, considerando a previsão de retomada de concursos públicos no país. Em 2020, muitos editais foram suspensos por conta da pandemia.

Contudo, com a expectativa nas campanhas de vacinação e no período pós-pandemia, a ideia é que em 2021 as seleções sejam retomadas nos estados. Para quem pretende se dedicar aos estudos e focar em ser um futuro servidor, a seguir listamos algumas dicas que podem ajudar.

Montando sua rotina de estudos

O diferencial para fixar e acelerar o processo de aprendizagem é ter um bom cronograma e criar bons hábitos de estudo. Fixar melhor o conteúdo não tem nada a ver com passar 12 horas seguidas debruçado nos livros. Para ir bem em vestibulares e concursos, é necessário traçar uma boa estratégia de estudos.

O cronograma precisa ser adaptado ao seu dia a dia. Não dá para encaixar um planejamento de estudos em um espaço de tempo que você não tem. Analise sua rotina e pense em quais horários podem ser preenchidos. Definir horários para pesquisas mais aprofundadas e realizar revisões também é essencial.

A organização também é um passo importante para a produtividade, e não basta apenas organizar a rotina. É necessário que o ambiente onde você está se dedicando aos estudos seja limpo e organizado. Deixe a cama reservada para dormir.

Defina um local fixo para estudar, com os materiais necessários para a atividade à sua disposição como bloquinhos para fichamentos. Mantenha-se afastado de distrações. Se possível, deixe o celular desativado nessa hora. Técnicas para manter a concentração também são boas aliadas.

Técnicas de concentração

Uma delas é a Técnica Pomodoro, que consiste em estudar por até 30 minutos, sem distrações e interrupções, e depois tirar sete minutos de descanso antes de mais uma rotina de 30 minutos ininterruptos de estudo e assim continuadamente.

Nós temos um limite de retenção de novos conteúdos em um recorte de tempo, por isso as pausas se fazem necessárias. Assim, nos sentimos mais motivados e não perdemos a capacidade de concentração.

Por último, é necessário respeitar os limites do seu corpo. Reserve em sua rotina um tempo para descanso e lazer. Descansar e manter uma boa rotina de convívio social com seus familiares e amigos é fundamental, pois cansaço e esgotamento mental são inimigos do aprendizado.


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo.