a regiao
booked.net
30.Janeiro.2021

Leishmaniose é preocupação tradicional no verão

leishmaniose


por causa das altas temperaturas e dias ensolarados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil representa cerca de 96% dos casos de Leishmaniose nas Américas. Silvana Badra, veterinária e gerente de produtos pet da MSD Saúde Animal, dá dicas importantes de prevenção.

Ela conta que a transmissão acontece a partir da picada do mosquito-palha infectado pelo protozoário Leishmania chagasi. "O cachorro é o principal reservatório do protozoário, mas é importante lembrar que ele não transmite a doença diretamente aos humanos".

"Ela é transmitida por meio do mosquito vetor. O mosquito pode picar o animal infectado e, em seguida, as pessoas - e isso dá início ao ciclo de transmissão. Por isso é importante proteger o animal, o que, consequentemente, significa cuidar de toda a família".

De acordo com Silvana, a melhor forma de prevenção é seguir as medidas para o controle da leishmaniose, como o uso da coleira antiparasitária e repelente, além de manter a vacinação do animal em dia. "Claro que é essencial também manter a casa limpa e utilizar telas de proteção".

Os sintomas

Os primeiros sintomas podem ser observados quando há problemas dermatológicos no cachorro, como pelagem falha e opaca, perda de pelo nas regiões do focinho, orelha e olhos; falta de apetite, sangramento nasal, anemia, apatia, vômitos e diarreia.

"O diagnóstico, muitas vezes, não deve ser baseado em um único exame e o veterinário é o único habilitado a fazê-lo, bem como a indicar terapia e cuidados preventivos", reforça Silvana. "A visita periódica à clínica é essencial, já que muitos cães podem estar infectados e o tutor não perceber".

Se seu animal for diagnosticado com leishmaniose, não entre em pânico. A doença pode ser tratada com a administração de medicamentos que tratam os sintomas e reduzem as chances de transmissão do parasita a outros animais e humanos.

Silvana ressalta que, apesar de haver tratamento, é muito melhor prevenir do que remediar, pois o tratamento é caro e não cura, apenas melhora os sintomas e diminui a carga parasitária. "Então fique atento às medidas preventivas e cuide do seu cachorro, para que a família também fique protegida".


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo.