Jardim do Ó e rótula ganharão visual moderno

e um novo piso dentro de um projeto de reformulação e reforma das praças de Itabuna. O plano foi apresentado nesta semana pelo secretário de Urbanismo, Almir Melo Jr, e o prefeito Augusto Castro. Ponto importante de escoamento do trânsito, a rótula do São Caetano andava esquecida.
A obra já começou e deve ser concluída em até 45 dias, segundo previsão de Almir, sendo feita unicamente com recursos próprios do município. “Além desta praça ser transformada em uma área de convivência, receberá intervenções que impactarão no trânsito," afirma Augusto.
A obra está estimada em R$ 240 mil e inicia uma série de outras. “Considero que este é o mês mais feliz da gestão do prefeito Augusto Castro, porque estamos iniciando uma série de obras e projetos que foram planejados ao longo dos últimos nove meses”, diz o secretário.
Mudança viária
Segundo Almir, a reforma da rótula não é só estética. “Ela vai contribuir significativamente para a melhoria do trânsito neste local. A praça será reduzida para a criação de uma nova via contínua de acesso ao shopping. Com isso, os engarrafamentos serão reduzidos”.
O local receberá uma série de intervenções, entre elas dois tipos de piso (intertravado e pedras portuguesas), iluminação em LED, paisagismo e bancos. Pelo projeto, a Praça Tancredo Neves, nome oficial da rótula, ganhará "mais funcionalidade, vida e beleza'.
O secretário de Transporte e Trânsito, Thales Silva, lembra que não se pode pensar em obras de reforma sem pensar em mobilidade. “Esta ideia será levada para outras obras que serão realizadas em vários pontos da cidade. Vamos criar vias para melhorar o fluxo de veículos".
Jardim do Ó
A ordem de serviço para reformar a Praça José de Almeida Alcântara, o popular Jardim do Ó, também já foi assinada. Ela terá a troca de todo o meio-fio, rampas para cadeirantes e piso tátil para cegos. O piso terá 970 m² de intertravado colorido e 270 m² de pedras portuguesas.
A praça vai receber ainda bancos e mesas, iluminação em LED e luz cênica nas árvores, projeto paisagístico e a recuperação do monumento em homenagem ao ex-prefeito. A previsão da Prefeitura é entregar a obra a tempo do Natal, em menos de 90 dias.
Augusto ressaltou que há mais de 15 anos Itabuna não recebe qualquer investimento para a instalação e recuperação de praças ou espaços públicos. Todas estavam abandonadas. Ele ainda lembra que o Jardim do Ó "é um orgulho para os itabunenses".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
