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9.Outubro.2021

Jardim do Ó e rótula ganharão visual moderno

rotula sao caetano


e um novo piso dentro de um projeto de reformulação e reforma das praças de Itabuna. O plano foi apresentado nesta semana pelo secretário de Urbanismo, Almir Melo Jr, e o prefeito Augusto Castro. Ponto importante de escoamento do trânsito, a rótula do São Caetano andava esquecida.

A obra já começou e deve ser concluída em até 45 dias, segundo previsão de Almir, sendo feita unicamente com recursos próprios do município. “Além desta praça ser transformada em uma área de convivência, receberá intervenções que impactarão no trânsito," afirma Augusto.

A obra está estimada em R$ 240 mil e inicia uma série de outras. “Considero que este é o mês mais feliz da gestão do prefeito Augusto Castro, porque estamos iniciando uma série de obras e projetos que foram planejados ao longo dos últimos nove meses”, diz o secretário.

Mudança viária

Segundo Almir, a reforma da rótula não é só estética. “Ela vai contribuir significativamente para a melhoria do trânsito neste local. A praça será reduzida para a criação de uma nova via contínua de acesso ao shopping. Com isso, os engarrafamentos serão reduzidos”.

O local receberá uma série de intervenções, entre elas dois tipos de piso (intertravado e pedras portuguesas), iluminação em LED, paisagismo e bancos. Pelo projeto, a Praça Tancredo Neves, nome oficial da rótula, ganhará "mais funcionalidade, vida e beleza'.

O secretário de Transporte e Trânsito, Thales Silva, lembra que não se pode pensar em obras de reforma sem pensar em mobilidade. “Esta ideia será levada para outras obras que serão realizadas em vários pontos da cidade. Vamos criar vias para melhorar o fluxo de veículos".

Jardim do Ó

A ordem de serviço para reformar a Praça José de Almeida Alcântara, o popular Jardim do Ó, também já foi assinada. Ela terá a troca de todo o meio-fio, rampas para cadeirantes e piso tátil para cegos. O piso terá 970 m² de intertravado colorido e 270 m² de pedras portuguesas.

A praça vai receber ainda bancos e mesas, iluminação em LED e luz cênica nas árvores, projeto paisagístico e a recuperação do monumento em homenagem ao ex-prefeito. A previsão da Prefeitura é entregar a obra a tempo do Natal, em menos de 90 dias.

Augusto ressaltou que há mais de 15 anos Itabuna não recebe qualquer investimento para a instalação e recuperação de praças ou espaços públicos. Todas estavam abandonadas. Ele ainda lembra que o Jardim do Ó "é um orgulho para os itabunenses".


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1.Junho.2021

Nova estrada não duplica nem resolve o problema

nova estrada


do alto fluxo de veículos entre Itabuna e Ilhéus. A obra anunciada pelo estado não duplica a Rodovia Jorge Amado e cria um novo problema, gerando um congestionamento constante no Banco da Vitória, onde a nova estrada, que será de mão única na direção do litoral, termina.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que é da base do governador, disse que a nova rodovia "ligando os maiores municípios do sul da Bahia", "realiza esse sonho de várias décadas da população sulbaiana". Mas a nova estrada não liga as duas cidades, parando bem antes.

Também não é o "sonho de várias décadas". Este era a duplicação real da estrada, da saída de Itabuna até a chegada em Ilhéus. O projeto também previa uma ligação da BR-101 até o começo da nova pista, além de saídas essenciais para o futuro Porto Sul e o litoral sul.

Não tem o essencial

Na altura do Banco da Vitória, onde a estrada estadual vai terminar, o projeto previa uma pista ligando diretamente à zona norte, outra à zona sul, desafogando o tráfego, principalmente no verão, quando milhares de carros têm que entrar na cidade para seguir até as praias.

A estrada estadual não tem nada disso. Ela aproveita uma estrada de terra que já existe entre os dois pontos. Não prevê ligação alguma ao Porto Sul, como no projeto original, tornando-a uma obra inútil para o sul da Bahia se o Governo Federal não intervir e construir o restante do original.

A nova estrada, além de não resolver o problema, custará R$ 40 milhóes a mais que a do projeto original, um mistério que deveria ser investigado pelo Ministério Público. Ao fazer uma meia obra com dinheiro estadual, o governo baiano evita ser fiscalizado pelo TCU.

Mentiras oficiais

O anúncio da obra está cheio de mentiras. "A rodovia vai ser importante para o desenvolvimento econômico do Litoral Sul baiano, porque facilitará a ligação da região com o Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul do estado". A nova estrada não tem ligação sequer com a BR-101.

"Em Ilhéus, o escoamento da produção de grãos em direção ao Porto de Malhado será beneficiado com a implantação da via". As carretas de grãos vêm pela estrada de Uruçuca. Se mudarem para a nova estadual, vão congestionar o Banco da Vitória. E não existe ligação com a BR-101.

O estado diz que a estrada vai facilitar "o transporte de produtos agrícolas e do minério da região de Brumado em direção ao Porto Sul, que será construído em breve". Esta é a maior mentira, já que todo o transporte será feito pela Ferrovia de Integração Oeste/Leste.

Por fim, o anúncio do estado diz que a estrada "vai proporcionar melhoria no deslocamento entre as duas cidades", algo improvável, devido ao gargalo que será formado em Banco da Vitória. Outra falácia é a de que facilita o acesso às praias, como apontou o Jornal das Sete, da rádio Morena FM.

Todos os motoristas terão que entrar em Ilhéus do mesmo jeito que fazem hoje, além de enfrentar o afunilamento no Banco da Vitória. Sem ligar as duas cidade, sem ligação com a BR-101, nem saídas para as zonas norte e sul do litoral, a nova estrada é uma obra cara e inútil.


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