a regiao
booked.net
marcel leal
23.Janeiro.2021         |    Versão em PDF
 

Os políticos são previsíveis

Eu escrevi na semana passada que os políticos iam dar um jeito de furar a fila e se vacinar. Não deu outra. Vários prefeitos do NE viraram notícia por se vacinar sem pertencer a nenhum grupo de risco. A maior vergonha é que são cidades que receberam entre 30 e 100 vacinas. Eu até previ a desculpa que usariam: "é pra dar exemplo"...


Os pinóquios municipais

A busca por marketing político leva prefeitos a pagar mico. Foi o caso da malandragem do médico e prefeito Ricardo Araújo (PSD), de Quixadá. Chamou a imprensa para ver ele aplicar "a primeira vacina covid do município" na secretária da Saúde. O detalhe, que ficou claro no vídeo, é que a seringa estava vazia. Ou cheia de mentiras.


Dória não olha seu rabo

O governador de São Paulo, João Dória usa muito o chavão do "pela vida" e tenta atribuir a Bolsonaro as mortes por covid. Mas, enquanto o Brasil tem uma taxa de 986 óbitos por milhão de habitante, a do estado de SP é de 1.136. Só 18 países tem taxa maior que a de SP sozinho. Para mim é óbvio que Dória atua muito pior.


Os 11 ditadores de toga

stf Partidos de oposição, nanicos, sem voto popular e com quase nenhum parlamentar eleito estão, na prática, administrando o país por controle remoto. Eles entram com ações de todo tipo no STF e seus marionetes aprovam, mesmo passando por cima da Constituição, roubando as prerrogativas do Executivo e do Congresso. Só em dois anos, eles já acataram 33 ações de nanicos anulando decisões e nomeações de Bolsonaro. Ninguém votou na Rede, mas o partido está administrando o país, junto com PDT, PSB e PT.


Rui desdenha da segurança

O grupo que fabrica a vacina Sputinik V ainda não pediu à Anvisa a autorização para uso emergencial. Ou seja, ele mesmo não acredita que sua vacina já passe pelos critérios de segurança. Mas o tiranete da Bahia, Rui Costa/PT, quer passar por cima da nossas leis e do bom senso para vacinar sem segurança alguma. Não duvido o STF liberar.


Com grandes poderes, vem...

Caso o STF deixe Rui usar uma vacina não aprovada pela Anvisa, duas coisas são certas. A primeira é que, se um medicamento ou vacina pode ser usado sem aprovação da Anvisa, melhor fechar o órgão e liberar geral. A outra é que Rui passa a ser responsável por qualquer problema, efeito ou morte em decorrência desta vacina.


O escandaloso do escândalo

O mais escandaloso não é o corrupto condenado Lula ter viajado para Cuba em plena pandemia com uma comitiva aglomerada e todos pegarem Covid. O mais escandaloso é condenado duas vezes em três instâncias viajar por aí ao invés de ficar atrás das grades. As "férias" garantidas pelo partido STF-PT envergonham o nosso país.


A santa roubalheira do Vaticano

banco do vaticano O ex-presidente do Banco do Vaticano foi condenado a 9 anos de prisão por fraude na compra e venda de imóveis. Para quem não sabe, o Vaticano é a maior imobiliária do mundo, dono de milhares de imóveis espalhados pelo mundo todo. O BV já esteve envolvido em lavagem de dinheiro da máfia italiana, fraudes com títulos financeiros e outros crimes. Quem quiser conhecer as entranhas do banco pode procurar os livros Avareza, do jornalista Emiliano Fittipaldi; Via Crucis, de Gianluigi Nuzzi e meu preferido, Em Nome de Deus, de David Yallop - este abordando também o assassinato de João Paulo I.


Não se comporta como governador

Se voce quer expor um ponto de vista ao presidente, marca uma audiência oficial e conversa pessoalmente. Se voce só quer fazer politicagem, fala através da imprensa. É o que faz Rui Costa que, como governador, nunca pediu uma audiência com Bolsonaro, presidente da República, para discutir os interesses da Bahia, como fizeram os outros. ACM pedia audiência a todos presidentes, amigos ou não, pela Bahia.


O importante são as ações

Sou muito pragmático em relação a políticos. Não me interesso em nada do que dizem, por mais besta ou bonito. Julgo cada um pelo que efetivamente fazem. Bolsonaro, por exemplo, fala muita besteira, mas tudo o que fez me agradou. Rui Costa fala muita coisa bacana, mas na prática pisa na bola. É o tipo enrolador da velha política.


Um cruzamento fantasma

Um blog noticiou um assalto com refém no início da Juracy Magalhães, mas disse que a PM fez o cerco "no cruzamento das avenidas Juracy Magalhães, Amélia Amado e Cinquentenário". Estou até agora com o mapa de Itabuna na mão, buscando feito louco e sem conseguir encontrar onde as três avenidas se cruzam...


Internet é trampolim de rádio

morena fm A Morena FM está listada em 38 sites ao redor do mundo que divulgam emissoras de rádio, além de 27 aplicativos do mesmo tipo. Nesta semana ela foi destaque na capa do Radiosaovivo.net e entrou nos cadastros do Tuberr, do Streamitter e do Live Radio, da Irlanda. Antes da internet, era uma rádio regional, hoje é mundial. Por isso defendo que o meio rádio foi o mais beneficiado com a internet.


O discurso depois da eleição

Oportunismo político não é coisa só nossa. Os democratas elegeram Joe Biden criticando Trump por não fazer lockdown. Agora no poder, prefeitos e governadores do partido dizem que não podem fazer lockdown porque senão, "depois não teremos nada para abrir". Exatamente o que Bolsonaro defende desde o início. Talkei? Pelo menos a chegada de Joe Biden à presidência dos EUA tem um grande benefício, acabar com o muro construído na fronteira do México. Vergonha humanitária.


Economia que gera micos

Ridículo é pouco. O UOL publicou a matéria "Luto, lágrimas e desespero na pandemia em 10 fotos". O detalhe é que a matéria não mostra uma foto sequer. Não é a primeira vez que uma matéria sobre foto não mostra a foto. O UOL compra as matérias da agência France Press mas, para economizar, não compra as fotos. O resultado são várias matérias passando este ridículo.


:: Por falar nisso... ::


* O Netflix já passou a marca de 200 milhões de assinantes no mundo. Se fosse um país, teria a oitava população, logo atrás de Brasil e Nigéria.

* O professor da Unime e locutor da Morena FM Tuca Souza está em um projeto bacana junto com Alana Souza, o "Pode Refletir". O desta semana foi sobre a saudade. Procure no Spotify

* "Não quero o que a cabeça pensa, eu quero o que a alma deseja", frase maravilhosa de Belchior, compositor da época em que a MPB tinha letras inteligentes e bonitas.


:: Post-it virtual ::

Na mídia: "o convivente havia agredido a esposa." Nunca ouviram falar em marido, esposo? * No especial do In Concert deste domingo, 19h, na Morena FM, a segunda parte da genialidade de Paul McCartney, ao vivo * Sugestões: séries Lupin (Netflix) e Treadstone (Amazon Prime); vídeos dos humoristas Nil Agra, Nando Viana, Os 4 Amigos e Bruna Louise no YouTube.


# Coluna do jornalista Marcel Leal, presidente de A Região.

Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo.

     


 

#marcel #politica #opiniao