a regiao
+24
°
C
+25°
+20°
Itabuna
Sexta-Feira, 04
Ver Previsão de 7 Dias
marcel leal
23.Outubro.2021         |    Versão em PDF
 

Estou só perguntando...

Se o PT é tão bom na área social, por que a Bahia lidera em pobreza? Se a educação no estilo Paulo Freire é tão boa, por que a Bahia tem os piores índices do país? Se o estado investe tanto quanto diz em viaturas, PMs e premiação por desempenho, por que a Bahia lidera em homicídios? Se tem Partiu Emprego e Estágio, por que lidera o desemprego de jovens?


Caindo na real dos vexames

Depois dos vexames nas ruas, onde não teve a adesão de ninguém, as centrais sindicais vão cancelar o "mega evento" do dia 15 de novembro, que seria o terceiro fiasco seguido, e trocar por um "encontro de lideranças em espaço fechado". Uma quitinete basta para acomodar toda essa multidão...


MTST é uma célula terrorista

Denúncia importante ignorada pela grande mídia: o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto destruiu 800 casas que seriam entregues a trabalhadores... sem teto. É esquerda fascista e delinquente. Por que não estão na cadeia? Em outros países seriam enquadrados como terroristas e já estariam todos presos. Mas aqui a Justiça é invertida e bandido é santo.


Bradesco despreza os clientes

bradesco Clientes que foram transferidos da agência 1839 para a 0239 do Bradesco em Itabuna ficaram chocados ao descobrir que seus cartões de conta foram cancelados sem qualquer aviso prévio. Quando houve a mudança, fomos avisados que usaríamos os cartões até o fim da validade (2023 a 2025). Todos tiveram que pedir novos, que só chegam em 7 a 10 dias. Até lá, têm que pegar filas enormes para sacar dentro da agência, que só atende por 3 horas. Eu sou cliente desde que era Bamerindus e fui uma das vítimas. É por essas que as fintechs dominarão.


Metade ia para as propinas

Ignorado na Comissão de Inquisição do senado, o escândalo dos respiradores virou centro de uma CPI no Rio Grande do Norte. Documentos, gravações e depoimentos mostram que metade do dinheiro perdido foi para pagar propina. Pior, a população pobre do NE ia bancar respiradores para Araraquara (SP), onde o prefeito é Edinho Silva (PT), amigo de Luladrão e Wagner.


Os nomes do escândalo

Só para lembrar, o coordenador do Consórcio Nordeste era Carlos Gabas, petista de confiança de Rui Costa, e a compra foi feita na Hempcare, que só fabrica produtos de maconha. Quem fez a negociação foi Bruno Dausler, chefe da Casa Civil de Rui que, segundo a dona da empresa, pediu propina.


Fome é na conta do governo

O confinamento da população e o fechamento das empresas, sem necessidade, promovidos por Rui e outros governadores, deixaram a conta na mesa. A renda média dos 50% mais pobres, maioria dos baianos, caiu 21,5%. O aumento da pobreza é reflexo do que Rui fez.


O tempo sempre revela

itabuna ec Estava sem assunto, então fui ver o que escrevi há dois anos nesta data, na era pré-Covid: "48 diretores se juntaram prometendo construir um CT para o Itabuna EC, motivar os torcedores, atrair novos sócios, resgatar a sede e o futebol, criar uma divisão de base. Tudo muito bom, mas já vimos este filme tantas vezes que, com todo respeito, vou esperar pelos resultados antes de apoiar ou divulgar. Dinheiro vai ter, alguns milhões da venda de Wesley ao Aston Villa. Precisa ver se ele vai ser usado para o projeto que anunciaram. Hoje, sou São Tomé". Dois anos depois...


Metade não dura um ano

Itabuna ganhou vários bons cafés, lanchonetes e restaurantes muito bacanas, com arquitetura decente, ambientação legal, qualidade de comida e bebida, bom gosto. Mas eu não sei quantos vão vingar, por dois bons motivos. Um é o preço extorsivo que parte deles cobra. É aceitável para ir uma vez, numa ocasião especial. Só. Outro motivo é que esqueceram da mídia e novidade, sem regar, morre.


Felicidade é não perder tempo

O segredo da felicidade é aproveitar o que voce tem e não perder tempo se lamentando sobre o que não tem. Eu amo viajar, mas não viajo há vários anos. Ao invés de me torturar com isso, curto meu fim de semana lendo, jogando videogame, assistindo séries e filmes, comendo coisas gostosas, às vezes indo ao Jequitibá. Feliz.


Ditadura togada é ditadura

Eu tenho vergonha dos jornalistas que se calam ou até apoiam a censura e a prisão de colegas por sua opinião. Não existe nada mais sagrado que a nossa liberdade, em todos os sentidos, seja de ir e vir, de ter opinião própria, de escrever o que pensa. Ninguém devia ser preso por opinião, muito menos jornalistas. Ditaduras começam assim, calando quem fala pela população.


Minha dica de viagem

foz do iguacu As cataratas mais bonitas não estão no Brasil, e sim na Argentina, para azar deles, porque obviamente a melhor vista é a nossa. Voce pode ver da passarela, de cima, de barco bem de perto. Uma coisa boa em Foz do Iguaçu é a comida, com mesas de frios fantásticas, carnes suculentas. Mas vou avisando que minha dica de viagem de hoje é quente em todos os sentidos. O calor por lá é pior que o do Nordeste, e super úmido.


O racismo da "boa intenção"

Nesta semana recebi press-release da Magalu sobre sua seleção de emprego exclusiva para negros, pedindo para divulgar. Tive que recusar. Não apoio nenhuma ação racista, onde o critério de seleção seja a cor da pele. É até ofensivo. Passa a ideia de que negros são tão incompetentes que só podem ser contratados se não concorrerem com brancos. É a mesma humilhação das cotas: negros são tão burros que só entram na faculdade se não tiver branco concorrendo com eles?


A herança educacional do PT

Pontuação totalmente errada, ponto e vírgula no lugar de vírgula, expressões ridículas como "pessoa humana", zero na frente de números, chavões, frases mal formadas, texto confuso, palavras usadas fora do significado real, muita verborragia. Este é o resultado dos últimos 20 anos de educação baseada no badalado método de Paulo Freire.


:: Por falar nisso... ::


* "Polícia Federal investiga crimes de corrupção contra Petrobras" - Pra que, se depois o STF anula as provas e solta todo mundo? Vide Lula, Zé Dirceu...

* A propaganda online está cada vez mais ridicula, com sites apelando para banners que cobrem fotos e textos ou abrem na cara do usuário. A gente fecha sem ver e o otário gasta à toa.

* Sem dinheiro, a Globo renunciou à exclusividade de transmissão pela internet da Copa do Mundo de 2022. Sem teta pública, ficou anêmica.


:: Post-it virtual ::

O título de cidadão ilheense para meu amigo Rildo Mota, concedido pela Câmara, é dispensável. Rildo é mais ilheense do que muita gente que nasceu na cidade * No In Concert deste domingo, 19h, na rádio Morena FM, é a vez de curtir uma seleção do Coldplay, incluindo as novas *Depois de um inverno de 25º pra cima, agora Itabuna tem uma tal "primavera" de 26º a 30º. Vou morar na geladeira quando o verão chegar...


# Coluna do jornalista Marcel Leal, CEO de A Região e da Morena FM.

Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


voz do brasil

 

#marcel #politica #opiniao