a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
maca peruana
18.Abril.2019

Conheça a maca peruana, um superalimento


com alto valor nutritivo, um tubérculo consumido há dois mil anos por nativos dos Andes sul-americanos que se tornou, nos últimos meses, um dos produtos mais procurados do mercado de suplementos alimentares do Brasil, a maca peruana (tem esse nome no Brasil por ser comprada no Peru, mas se encontra em toda a extensão andina).

Rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, alcalóides, fitoesteróis, compostos fenólicos, flavonóides, taninos, glicosídeos, saponinas, aminas e glicosinolatos, a lista de benefícios à saúde e de benefícios para a atividade física é imensa: do desempenho ao apetite sexual.

Diogo Círico, nutricionista da Growth Supplements, afirma que a maioria dos nutrientes presentes na maca peruana está ligada à saúde celular, às vias metabólicas e às reações celulares que desencadeiam o desenvolvimento muscular. É por isso que o sucesso recente se explica, em parte, pelo aumento da procura de atletas amadores que frequentam academias em busca de definição corporal e crescimento dos músculos.

Quando um único alimento consegue reunir uma grande quantidade de nutrientes, os nutricionistas costumam chamá-lo de fitocomplexo -- e foi isso que se descobriu recentemente com relação à maca. "Todos estes nutrientes ajudam na melhora do desempenho atlético, na redução do nível de estresse, no combate à osteoporose e no controle de glicose sanguínea", diz Círico. Além disso, o alto teor de fibras aumenta a saciedade e reduz o apetite, o que é extremamente relevante para quem deseja perder peso.

O tubérculo ainda possui grandes quantidades de vitaminas B, C e E, cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo e aminoácidos -- todos elementos que podem ajudar a combater doenças como anemia, diabetes (diminuindo a liberação de grandes quantidades de insulina) e problemas cardiovasculares, além de regularem a taxa de colesterol e o nível de gordura no sangue.

A lenda de que os nativos andinos consumiam o tubérculo para aumentar o apetite sexual se tornou mais real com as pesquisas recentes: segundo Diogo Círico, as substâncias encontradas até agora na maca peruana já permitem comprovar que ela promove um aumento na libido e espermatogênese.

Um estudo publicado pela revista científica Asian Journal of Andrology e feito com homens entre 24 a 44 anos mostrou que a presença da planta na dieta deles durante quatro meses estimulou a produção de sêmen e aumentou a quantidade de espermatozoides gerados pelo corpo.

Hoje, a maca peruana é encontrada no mercado em duas formas: a primeira é um extrato comercializado em cápsulas -- entre 500 mg a 1000 mg -- que isolam certos nutrientes da maca para aumentar seus benefícios específicos. A segunda é uma farinha feita durante o processo de ralar o tubérculo e que possui todos os seus nutrientes -- até por isso, os nutricionistas recomendam o consumo de porções de 10g ao dia. "De fato, a farinha de maca peruana é mais completa do que o extrato", admite Círico.

Segundo ele, as pesquisas científicas recentes mostram que consumir a planta por um longo período de tempo pode trazer inúmeros benefícios para saúde mental e física. "Não existe contraindicação, apenas a importância de dizer que ela precisa ser consumida com cautela, especialmente por pessoas portadoras de doenças, gestantes e idosos", finaliza.

Sua saúde, a coluna da vida saudável .

|

Nos ajude a manter o jornal

O jornal A Região sempre acreditou naquela máxima de que o pior não é a ação dos maus e sim a omissão dos bons. Por isso nunca nos omitimos, nunca deixamos de denunciar um corrupto, de exigir bons governos, de criticar as coisas erradas. Mas isto tem um custo.

É um custo que começa com os políticos denunciados pressionando as empresas a não anunciar no jornal e termina com o assassinato de nosso fundador e editor, Manoel Leal, depois de denunciar um prefeito e um delegado corruptos. O custo final é o fechamento do jornal e a perda de uma voz independente e que não se omite.

Nós mantemos A Região com muito sacrifício, sem dinheiro, sem suporte. Por isso queremos sua ajuda, a ajuda dos bons, para que os maus não fiquem livres para cometer seus crimes sem ser denunciados ou importunados.

Se voce quer participar da luta para manter A Região vivo e independente, nos ajude doando quanto quiser. Basta clicar neste botão. Ou fazer transferência para Bradesco, ag 0239-9, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, CNPJ 96.770.516/0001-94. E vamos à luta.

terreno

 

#saude #saudavel #alimentacao