a regiao
booked.net
malha fina

13.Abril.2024

Homenagem à incompetência

A ex-secretária de Educação da Bahia, Ai Dela Pinheiro, recebeu homenagem dos alunos de uma escola estadual. Seria normal, exceto por dois detalhes. Ela manteve a Educação da Bahia como a segunda pior de todo o país e foi homenageada por alunos que receberam um péssimo ensino mas nem percebem isso.

Inabilitada, mas contratada

O (des)governo de Cherônimo continua a longa tradição de inovação ilegal do PT. Desta vez ele conseguiu a proeza de contratar uma empresa inabilitada para construir o acesso de Itabuna até a estrada calça-curta que vai até Banco da Vitória. A Buloki foi inabilidata na licitação mas, por intervenção divina, ficou com o contrato.

Não sai neste ano...

O recurso impetrado pelo consórcio SVC/Paviservice observa que a Buloki entregou atestado com nome de outra empresa, não mostrou nenhum atestado de capacidade para obra similar nem a lista obrigatória de equipamentos. A PGE foi contra contratar. Mas o secretário Sérgio Brito contratou, $abe-$e lá por que.

Arrebentando o curral

mane perfidia O vereador Mané Perfídia arrebentou as porteiras de um curral que tinha o mesmo dono há 30 anos. Ele acabou com o cabresto no PT de Itabuna, impondo a primeira derrota do finado Gelado Limões no partido em três décadas. "Nós ganhamos. As pessoas podem chiar na rádio, reinventar a roda, mas nós ganhamos", festejou.

Conversa vence marketing

E não foi uma vitória simples, porque Gelado saiu da tumba, fez propaganda, foi pras ruas, como se fosse campanha eleitoral. Já Mané Perfídia usou a inteligência e a conversa de pé de ouvido. Venceu bem e iniciou uma nova era no PT de Itabuna, que não renova seus quadros há 30 anos por causa de Gelado.

Não votos não têm destino

Depois que o PT decidiu, em plenária, apoiar a reeleição de Augusto, a discussão nos botecos virou outra, e chegou ao programa Conexão Morena, da Morena FM. Um ouvinte perguntou a Oziel Aragão "pra onde vai o voto em Gelado Limões? Capetão Azêdo? Pancadaria?" A gente responde: pra lugar nenhum. Ele não tem votos.

Ofendendo os garçons

Perfídia reclamou do jogo baixo de Gelado, dizendo que "o garçou tem que voltar pro seu lugar", uma referência à honrada profissão que ele já exerceu e uma afronta de Gelado a todos os garçons da cidade, como se eles não pudessem jamais chegar ao cargo que o técnico agrícola chegou. É mesmo um "cabeça de pitú"...

Queimando a cabeça

Os petistas nunca se incomodaram em ver Maluf, Jader Barbalho ou Alckmin, inimigos de "vida inteira", se juntando ao PT. Mas parece que não perdoam a adesão de Geraldo Cabeção, candidato da base petista a prefeito de Salvador. A turma da revolta postou video dele se declarando a Bolsonaro, ao lado dos filhos do presidente.

Suicídio político por burrice

Não sabemos se é porque têm certeza de passar vexame na eleição ou raiva, mas queimando Cabeção a ala revoltada do PT está dando um tiro no pé de todos os candidatos a vereador pela coligação, incluindo os da ala da revolta. Além de levar banho de Bruno, o PT pode ficar sem nenhum vereador na Câmara...

Ivo, o vereador Onlyfans

O vereador de Ilhéus Ivo Evangelista teve um video íntimo vazado, onde aparece pelado mandando beijinhos e dando língua. Ele foi rápido em explicar que seu celular foi invadido e que sua intimidade não atrapalha seu trabalho. Mas ficou a curiosidade de por que ele se gravou. Para que? Foi para mandar para alguém? Para quem?

O que foi sem ter sido

A candidatura foi anunciada e derrubada em menos de 24 horas. Num dia, Dinailton Oliveira se anunciou candidato a prefeito de Itabuna pela Rede. No dia seguinte o Psol, que compõe federação com a Rede e precisa concordar, detonou a candidatura "de direita" e deixou claro que não aceita de jeito nenhum. Caiu.

Sem trunfo para negociar

Lúcifer Frieira Lima sempre soube que o PT não ia lançar o finado Gelado Limões e sim apoiar a reeleição de Augusto. Fingiu apoiar para negociar lá adiante. Agora ficou sem a carta na manga e não tem nada para negociar. Vai acabar apoiando alguém de graça e, para ele, tanto faz se é de oposição ou situação. O bolso fala mais alto.

Radiadores e televisores

O conversador da Bahia, Cherônimo, pode ser uma b* como governador, mas é um mestre em gerar memes. Já teve a proibição de pistola de água como "grande providência na segurança pública". Agora ele resolveu homenagear comunicadores e fez questão de acrescentar os "radiadores". Não sabemos o que os carros têm a ver com isso...

Ortopédico sem ortopedia

Assim como vive dizendo que investe "milhões na educação" e ela continua a pior de todo o país, o governo de Cherônimo, gosta de inaugurar "fake" hospitais. Foi o caso do Hospital Ortopédico da Bahia, aberto com pompa há menos de dois meses. Ele se recusou a fazer uma cirurgia de fêmur porque não tem... os equipamentos básicos para isso.

Lá no fundão da lista

pobreza 18 anos com o mesmo grupo no comando. 18 anos de promessas falsas. 18 anos de propaganda dizendo que a Bahia está uma maravilha. Aí aparecem os indicadores, como o Ranking de Competitividade, onde o estado é o 24º de 27. O único ítem positivo é o de desempenho fiscal. Traduzindo: cobrança de impostos.

Quem já foi naninha...

Não custa lembrar que antes do PT a Bahia era um dos principais estados do país em tudo. Sua Educação era respeitada, seu turismo dominava, sua Saúde funcionava, tínhamos segurança, bandido era tratado como bandido. Tinha emprego para os jovens. Baianos como ACM e Luis Eduardo comandavam o Congresso. Hoje...

Entrando no primeiro estágio

As carpideiras do finado Gelado Limões não se conformam e sairam em procissão por blogs amigos para alegar que nada está decidido sobre candidatura própria. Mas até os anuns do Rio Cachoeira sabem que ela está enterrada a sete palmos e que o PT vai apoiar Augusto Castro. Dizem que a negação é o primeiro estágio do luto...

Caçando no mato sem vice

Uma coisa lembrada pela galera do Conexão Morena, da Morena FM, é a questão dos vices. Oziel Aragão e Adreyver Lima lembraram que todo mundo já tem vários partidos aliados e, com isso, muitas opções de vice. Mas Isaac Nery só tem o PDT de importante. "Pode acabar isolado e perder força," lembraram os conectados.

Carro lento não vence corrida

Eles também destacaram que Augusto precisa acelerar as obras se quiser se reeleger. Algumas praças estão com bom ritmo, em outras não tem quase ninguém trabalhando. Ninguém falou mais nada sobre a reforma do estádio. A duplicação da saída para Ilhéus foi paralisada pelo Estado. É hora de botar fogo nas equipes.

Candidatura pode azedar

A chegada de Capetão Azêdo ao União Brasil já enterrou a candidatura de Nhennherson Guincho. Mas o aderente não deve comemorar ainda. ACM Neto, cacique do UB, foi apoiado e apoiou Pancadaria na eleição passada e pode muito bem fazer o mesmo neste ano, ficando com a vice. Basta não botar fé nos votos de Azêdo.

Não aprendeu com o passado

Marão pode ter esquecido o acordo que fez em 2020 para ter ele como vice na reeleição em Ilhéus. Mas Bebeto Vambora cobrou publicamente o acordo, de que ele seria o candidato de Marão neste ano. A verdade é que a culpa é do próprio Bebeto, que não aprendeu nada (ou não quis aprender) com o vice traído anterior, José Nazal.

Pulando pro lado errado

O advogado Allah Goes jogou areia na farofa de partidos que não entenderam as novas regras eleitorais. Teve partido dispensando vereadores eleitos para "dar chance para os outros". Teve candidato pulando para o partido errado. Os bons de voto são importantes para atingir o coeficiente. "Um partido vai precisar de pelo menos 5 mil votos".

Sem puxador, não tem cadeira

Allah explicou, no Conexão Morena, da Morena FM, que para participar da primeira fase de divisão das cadeiras a previsão é de pelo menos 5 mil votos. Para a segunda e última, 4 mil votos. "Se não tiver isso, corre o risco de não eleger ninguém". Já um candidato vai precisar de uns mil votos para ser eleito.

Um exemplo prático

Na eleição passada, por exemplo, o Republicanos de Pastor Francisco, PSB de Adão Lima, Cidadania de Ricardo Xavier, PP de Nem Bahia, Avante de Caiá da Saúde, Pode, PSC, PSDB, MDB, PSOL, Rede, PV e PTB somaram menos de 5 mil votos. Nesta eleição, não fariam nenhum vereador. "Teve gente que pulou errado," resumiu Allah.

Loop de promessa eleitoreira

Parece "deja vu" das eleições de 2020, 2016, 2012, 2008... Basta chegar uma eleição para prefeito de Ilhéus e algum candidato anuncia a dragagem do Porto do Malhado, com investimento de milhões, garantida graças a seu empenho, claro. A dragagem não é feita e, na eleição seguinte, volta a promessa. Desta vez a promessa é de Bebeto Vambora e de Mangustão.

O que foi sem ter sido 2

A nomeação e a desnomeação foi rápida como petista roubando celular na rua. O pastor Elias Fernandes fechou com Augusto Castro e foi nomeado para um cargo na Prefeitura. Mas descobriu que o plano era mudar os candidatos a vereador do Agir para o Podemos, o que esvaziaria seu partido. O Agir era PMN e elegeu dois em 2020. O Podemos, zero.

Muito esforço foi feito para produzir estas malhas. Se gostou, faça uma doação para que a gente possa continuar publicando. Qualquer valor é bem vindo.

     


morena fm