Bahia tem segundo melhor PIB
O crescimento de 0,8% na produção industrial em maio reflete a expansão no parque fabril em 10 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE, que divulgou nesta terça (11) os dados regionalizados da produção.
Segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional, o crescimento que se refere aos dados dessazonalizados teve como principal destaque o Ceará, onde a expansão chegou a 5,9%, 5,1 pontos percentuais acima da nacional.
Em seguida vem a Bahia, cuja expansão chegou a 3,6% e o Pará, com 3,1%. O Ceará teve a segunda subida seguida, acumulando em abril e maio alta de 7,3%, enquanto a Bahia reverteu a queda de 0,7% registrado em abril.
O Pará eliminou parte da perda de 7,5% acumulada entre fevereiro e abril. No Rio Grande do Sul e São Paulo a expansão foi de 2,5%; em Santa Catarina 1,4%, no Paraná 1,4% e no Nordeste 1,3%.
Com resultados positivos ficaram ainda Goiás, que registrou o mesmo avanço de 0,8% do crescimento da indústria para a totalidade do país; e Pernambuco, com apenas 0,1%.
Entre os quatro estados com resultados negativos ficaram o Amazonas com -3,6%, o Espírito Santo (-1,9%), Rio de Janeiro (-1,6%) e Minas Gerais (-0,2%).