Curso visa a fila zero de córneas
Com uma média de 1.000 pacientes aguardando doação de córnea na Bahia e um tempo de até 2 anos na fila para transplantar, uma série de ações integradas buscam a mudança desta realidade.
Uma comissão da Santa Casa de Itabuna e a Organização para Procura de Órgãos Sul Bahia promovem o Curso de Formação para Captadores de Tecido Ocular Humano e o Curso de Entrevista Familiar para Doação de Córneas.
O evento acontece na sexta-feira, 7, das 16 às 21 horas, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, com inscrições gratuitas. A capacitação é inédita no Sul da Bahia e visa capacitar na captação de córneas.
No curso, aspectos éticos e legais da doação de córnea, critérios de exclusão e inclusão de doadores, como e quando notificar, preenchimento de documentos, funcionamento do Banco de Olhos da Bahia.
Haverá ainda temas técnicos como anatomia e fisiologia ocular, técnica de enucleação, transporte e armazenamento dos globos oculares. As vagas são limitadas e as inscrições pelo e-mail txenfermagemscmi@gmail.com