Ilhéus será cidade-irmã de Tianjin
Ilhéus será, a partir desta sexta-feira, cidade-irmã de Tianjin, na China. O ato que marcará esta relação está marcado para o Teatro Municipal, às 9 horas, quando o prefeito Mário Alexandre receberá o vice-governador João Leão.
Com ele virão lideranças empresariais brasileiras e uma comitiva de empresários chineses, que vêm conhecer a cidade e assinar um Memorando de Entendimentos visando parceria na Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
A visita é resultado de uma viagem à China feita pelo governador Rui Costa buscando atrair investidores para Ilhéus. “Estamos próximos, muitos próximos da concretização deste projeto”, assegurou o prefeito de Ilhéus.
Tianjin possui uma Zona Econômica Especial e é uma das maiores e mais importantes cidades da China. Situada no nordeste e banhada pelo Oceano Pacífico, a cidade faz divisa com a província de Hebei e com Pequim, a capital.
Tianjin é dividida entre 'cidade velha', em que se localizam os monumentos históricos, e a parte moderna, a Área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico de Tianjin (TEDA), que serve de base para todos os polos da região.
Com crescimento de mais de 30% ao ano, ambas as regiões são, hoje, as maiores bases na China para indústrias relacionadas à alta-tecnologia e telecomunicações.
Após o ato no Teatro Municipal, o prefeito Mário Alexandre vai acompanhar a comitiva a uma visita ao Porto de Malhado e à área destinada a implantação da ZPE local, na rodovia Ilhéus-Uruçuca.