Itabuna, campeă de débitos FGTS
A Prefeitura de Itabuna tenta justificar sua posição de campeã nacional na lista de devedores do FGTS. Dentre 168 prefeituras listadas na administração pública pela Fazenda Nacional Itabuna é líder com dívidas de R$ 42 milhões.
Para a Prefeitura, a quitação da dívida dentro das regras exigida pela Caixa Econômica Federal inviabilizaria atividades do governo. Alega que, em fevereiro, foi informado pela CEF que a gestão anterior suspendeu parcelamento de 2013.
A prefeitura disse a um site nacional que tentou recuperar o parcelamento, mas não haveria amparo legal para isso, pois o número máximo de prestações permitido passou de 180 para 60.
A atual gestão negociaria junto à instituição a regularização dos débitos de forma que seja possível o cumprimento de um futuro acordo para a adimplência do FGTS.
O que não está dito na nota, nem foi sequer lembrado, é como a inadimplência com o FGTS chegou à esta soma. O atual prefeito teve 5 mandatos sem jamais ter procurado corrigir a situação, criada por ele mesmo nos anteriores.