Palácio expõe história de Ilhéus
O primeiro grande e decisivo passo para a implantação do Museu do Palácio Paranaguá, em Ilhéus, está sendo dado pelo governo municipal. Nos próximos dias, o espaço estará sendo aberto para a visitação pública.
Gestora do Museu da Piedade e integrante da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, a professora Anarleide Menezes coordena a organização da primeira parte do acervo que ficará exposta aos visitantes.
São fotos antigas e peças dos séculos 19 e 20, do mobiliário que atendeu a intendentes e prefeitos. Neste sábado, funcionários do Museu da Piedade aplicarão cera de abelha clarificada na Alemanha, para proteger as peças.
O itinerário de visitação acontecerá apenas na parte superior do Palácio, onde, em uma das salas, funciona a Setur. Estagiários do curso técnico do CEEP (antigo Colégio Estadual) vão acompanhar os visitantes.
Logo na chegada, estão expostas fotografias da Ilhéus Antiga. Na antiga Sala de Reuniões, a equipe organiza cronologicamente a Galeria de Fotos de todos os prefeitos e intendentes.
Na antessala do antigo gabinete, móveis do século 20 dão o tom da riqueza ostentada pela cidade nos tempos áureos dos coronéis do cacau.