Todos podem opinar sobre o rio
Poluição e perdas dos recursos hídricos na bacia do Rio Cachoeira foram identificados em estudo realizado por consultoria contratada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA).
A bacia abrange os municípios de Itororó, Firmino Alves, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Santa Cruz da Vitória, Barro Preto, Jussari, São José da Vitória, Buerarema, Itapetinga, Itabuna e Ilhéus.
Por isso, SEMA e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) lançaram plataforma online que recebe contribuições para a construção do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira.
A sociedade civil interessada e a população dos municípios da região podem enviar propostas e participar no saite: www.cachoeira.participacaopublica.com.
A ação está inserida no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA-Bahia) da Sema, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento de R$ 1,4 milhão.
O Plano inclui também a regularização ambiental de 14 mil propriedades de até 4 módulos fiscais em todos os municípios da bacia do Rio Cachoeira, por meio de registro no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), e restauração produtiva de 150 hectares em áreas prioritárias para conservação.