Porto de Ilhéus exporta magnésio
Pela terceira vez só neste ano, o Porto de Ilhéus será o ponto de embarque de óxido de magnésio, em operação iniciada na segunda-feira (28). As 8 mil toneladas do produto seguem para os Estados Unidos.
O transporte será pelo navio M/V MBC Rose, em operação controlada pela Intermarítima. De janeiro a agosto, já foram exportados pelo Porto de Ilhéus 23 mil toneladas, que superam a movimentação total de 2016.
“A operação do óxido excede a média anual, que é de um a dois embarques. Temos muito a comemorar, sobretudo porque já está confirmada para mais uma operação do produto," diz a gerente do Porto, Bárbara Láudano.
O óxido tem origem na fábrica da IBAR Nordeste, em Brumado, responsável pela extração, beneficiamento e calcinação controlada da magnesita, que dá origem ao composto.
A participação do óxido na cadeia produtora inclui as atividades de Indústrias Química e Siderúrgica, além de agricultura, nutrição animal, construção civil.
Pouco mais de 7 mil toneladas de magnesita seguem em operação, simultaneamente, no Porto de Ilhéus pelo navio Stentor. Essa é a terceira operação do ano, que totaliza 28 mil toneladas.