Samu sugere um contato "AA"

A equipe das ambulâncias do Samu 192 têm encontrado dificuldade para localizar parentes das vítimas de acidente nas ruas de Itabuna. Algumas têm um celular, mas os socorristas não sabem qual o número da família.

Por isso, a unidade sugere que os usuários acrescentem, na sua lista de contatos, o número da pessoa a ser chamada em caso de emergência, identificada pelas letras “AA Emergência”.

O coordenador Fábio Santana explica que as letras “AA” sempre aparecerão em primeiro lugar na lista de contatos, o que facilitará o contato imediato com a família num caso de uma emergência.

O sistema já vem sendo usado em outras regiões do país. Atualmente o Samu recebe uma média de 30 a 40 chamados por dia e até 400 ligações por mês, mas muitas são para algum tipo de informação, sem emergência.

Os trotes continuam existindo, mas em menor escala. “As ligações de trotes tem caindo consideravelmente desde o ano passado, quando implantamos o sistema de monitoramento telefônico”.

Das cerca das 12 mil ligações que o Samu recebia anualmente, pelo menos 8 mil eram trotes. O número caiu em cerca de 80% e a pretensão é reduzir ainda mais, a partir de um trabalho educativo.

Trata-se do Samu nas Escolas, um projeto de conscientização que tem dado bons resultados junto aos alunos, que são agentes multiplicadores de informação.

21:52  |  


Gostou? Repasse...