Sefaz comemora dois anos do CMO
Está cada vez mais difícil a atuação dos chamados hackers fiscais – fraudadores que atuam no ambiente digital para burlar o fisco. A Secretaria da Fazenda da Bahia comemora 2 anos de sucesso do Centro de Monitoramento Online.
O modelo de fiscalização via Internet identifica e torna inaptas, em tempo real, empresas fantasmas e Microempreendedores Individuais que ultrapassam o limite legal de faturamento permitido por lei.
Entre janeiro de 2015 e julho de 2017, 6.798 empresas foram detectadas e tornadas inaptas. Com o controle foram gerados R$ 356 milhões em autos de infração e outras autuações estão em curso.
De acordo a Sefaz-BA, a arrecadação resultante da ação do CMO superou R$ 33 milhões.
O CMO é uma das ações do programa que vem promovendo intensa modernização no fisco na Bahia. Inclui a interação online do Estado com 180 mil empresas baianas, cruzamento de dados, monitoramento e bloqueio.
A iniciativa já foi apresentada na Receita Federal, em Brasília, e em Santa Catarina, durante workshop sobre novas práticas de combate à sonegação fiscal. O modelo já interessa as secretarias da Fazenda de Sergipe e Pernambuco.