Sema combate o desmate ilegal
O cenário de perda de vegetação apontado no Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica e INPE provocou a criação de uma força-tarefa na secretaria estadual do Meio Ambiente.
A primeira fase de fiscalização, no Extremo Sul, aconteceu de 10 a 27 de julho. Em Cabrália, a operação resultou na identificação de 3.168 hectares incendiados e 60 desmatados e na emissão de 5 autos de infração.
Além disso, houve a apreensão de um trator esteira, duas motosserras, três espingardas, dez trabucos e 16 ferramentas, a destruição de seis gaiolas, 15 produções de carvão e a soltura de seis pássaros.
Já em Belmonte, a operação contou com o apoio dos técnicos do Inema e policiais da CIPPA/ Porto Seguro. Das 29 áreas fiscalizadas, todas tiveram ocorrência de queimadas, desmatamentos e ocupação irregular.
Em uma propriedade foi encontrada extração de areia. Além disso, foram identificadas áreas de inconsistência no Cefir e Área de Preservação Permanente degradada. Um trator de esteira modelo 7D foi apreendido.