36 baleias já morreram na Bahia
Noventa baleias jubarte já apareceram encalhadas no litoral na atual temporada de reprodução, que vai de julho a novembro. O número já supera as 78 ocorrências registradas pelo Projeto Baleia Jubarte ao longo de 2016.
A Bahia lidera o ranking dos estados com o maior número de encalhes na atual temporada, com 36, seguida pelo Espírito Santo (28), Rio de Janeiro (12), Alagoas (8), São Paulo e Sergipe (2).
Cerca de 10 das ocorrências no estado aconteceram entre o litoral norte e a capital baiana. O caso mais recente ocorreu na segunda-feira passada, quando uma baleia com 5 metros foi encontrada morta em Prado, no Extremo-sul.
O encalhe de baleias e filhotes estaria ligado à escassez de alimento nas regiões polares, por causa das mudanças climáticas, segundo um pesquisador.
"A redução da oferta do crustáceo krill pode ter enfraquecido os animais, sobretudo os filhotes, além de deixá-los desorientados e sujeitos à proliferação de doenças".
Segundo o mais recente censo do projeto, em 2015 a população estimada de jubartes que passam pelo Brasil nesta época chegou a 17 mil. O número é 30% superior à contagem de 2011, quando foram catalogadas 11.400.