Acordo com China é levado ŕ ALBA

Os acordos firmados na China pelo Governo do Estado para acelerar o desenvolvimento dos projetos da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), do Porto Sul e da Mina Pedra de Ferro foram tema de uma audiência pública nesta quarta-feira.

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, explicou o que é o memorando de entendimento assinado entre o governo, a Bahia Mineração e um consórcio de empresas chinesas; e esclareceu dúvidas dos parlamentares.

“Eu acho que o memorando traz uma série de novidades. A primeira, que eu acho que não era do conhecimento deles é o fato de que o memorando trata conjuntamente do Porto Sul, da Fiol e da mina de minério de ferro".

"Então, os signatários se comprometem a atuar em todos esses três projetos. O fato de ter todos juntos dizendo isso nos dá uma confiança muito grande”, avalia o secretário.

O documento, assinado pelo governador Rui Costa no início deste mês na China, estabelece que o Governo do Estado e as empresas chinesas vão cooperar nos projetos.

As empresas são a China Railway Group Limited; China Communications Construction Company Ltd; Minmetals Development Co. Ltd; Shougang Fushan Resources Group Limited; e Dalian Huarui Heavy Industry Group Co. Ltd. e o Eurasian Resources Group, acionista da Bamin.

Essas empresas orientais são de diversos ramos de atuação, como siderurgia, construção civil e mineração, e fecharam um cronograma de atividades com a Bamin envolvendo prazos para execução dos trabalhos.

22:28  |  


Gostou? Repasse...