Brasil nunca importou tanto cacau

Nos primeiros seis meses do ano, o Brasil importou 54 mil toneladas de cacau, o maior nível dos últimos 16 anos, devido à queda na produção e aos baixos níveis dos estoques.

Com um clima pouco favorável prejudicando as lavouras cacaueiras na Bahia, a produção de cacau brasileira no primeiro semestre de 2017 foi impactada, disse uma consultoria do setor.

Segundo o estudo, este foi o segundo pior desempenho dos últimos 7 anos para o período. Na safra 2015/16, o estado produziu 66% do cacau do Brasil.

Nacionalmente, a produção foi estimada em 65 mil toneladas, a segunda pior dos últimos 7 anos, superando apenas a do ano passado, quando foram colhidas 45 mil toneladas após uma quebra na safra da Bahia, devido à estiagem.

O Brasil é importante na produção global de cacau, mas tem sido um importador líquido da commodity, pois a demanda interna é maior do que a safra.

Atualmente, o parque moageiro de Ilhéus, o maior do país, processa 230 mil toneladas anuais de cacau. A produção nacional de cacau é insuficiente para manter as prensas em funcionamento e os empregos garantidos.

16:51  |  


Gostou? Repasse...