CCZ antecipa vacina antirrábica
O Centro de Controle de Zoonose antecipou a vacinação contra raiva canina em Itabuna. O trabalho começou pela área rural, onde equipes visitam as propriedades em busca de cães e gatos para imunizar.
A vacinação foi iniciada nesta semana e até agora foram imunizados mais de 230 animais domésticos. A Campanha Nacional será realizada de agora até 16 de outubro.
Neste sábado a equipe visitará os bairros Odilon e Santa Catarina. O veterinário Samir Hage explica que a antecipação visa atingir um maior número de animais e chegar à meta de 80% da população animal.
São cerca de 30 mil bichinhos de estimação que precisam ser vacinados. O veterinário informa que cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir dos cinco meses de idade.
"A doença é transmitida por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central de animais domésticos ou selvagens (cães, gatos, macacos, morcegos) e pode atingir o homem".
“A raiva é transmitida pela saliva, mordida ou lambedura, principalmente se a pessoa tiver alguma ferida na pele”. Ele destaca entre os sintomas a falta de apetite, alterações de comportamento e agressividade.
“Além desses, existem a falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula, o que resulta em salivação e dificuldade em engolir”.
A recomendação é de que, caso o animal apresente qualquer sintoma, seu dono procure um veterinário para iniciar a imunização a fim de evitar que morra, uma vez que a raiva não tem cura.