Estado investe no meio ambiente
A secretaria estadual do Meio Ambiente contratou mais 13.552 Cadastros Estaduais Florestais de Imóveis Rurais (CEFIR) para pequenos proprietários da Bacia do Rio Cachoeira.
Com R$ 771 mil, serão contemplados Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Arataca, Barro Preto, Caatiba, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Itaju Colônia, Itambé, Itapé, Itapetinga, Itororó, Jussari, S. J. da Vitória e Sta Cruz da Vitória.
A ação faz parte do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira. Além do CEFIR, o programa contempla o Plano de Revitalização da Bacia e o reflorestamento de 150 hectares no entorno, com recursos de R$ 3,2 milhões.
O Cefir corresponde, na Bahia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), no âmbito federal, criado pelo Código Florestal Brasileiro. O seu principal objetivo é a formação de um banco de dados.
Eles são usados para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do estado. A partir de 3 de dezembro, o cadastramento será obrigatório para todos os proprietários rurais.
Ao todo, a meta da Sema é fazer mais de 500 mil cadastros com até quatro módulos fiscais na Bahia. A maior parte desta meta, 419 mil, conta com recursos do BNDES.
Entre os benefícios aos proprietários, está a valorização do imóvel e a possibilidade de acessar créditos agrícolas. Também fica livre de penalidades decorrentes de possíveis irregularidades declaradas.