Força tarefa analisa desmatamento
A força tarefa contra o desmatamento se reuniu em de Santa Cruz Cabrália, com Ibama, secretarias de Meio Ambiente de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, Fórum Florestal e Ministério Público.
No encontro, foram apresentados os avanços no combate ao desmatamento no Extremo-Sul da Bahia, e abordados temas como fiscalização e a busca de atuação conjunta.
As três cidades foram apontadas no Atlas do desmatamento publicado pela S.O.S Mata Atlântica com os maiores índices, somadas a Ilhéus.
Até o momento, foi identificada grande área desmatada entre os municípios de Cabrália e Belmonte. No município de Cabrália, 31 Indicativos de Desmatamentos foram vistoriados de um total de 37.
A operação resultou na identificação de 3.117 hectares incendiados e 131 desmatados; emissão de oito Autos de Infração de Multa; 13 Termos de Embargo.
Mais 5 Termos de Apreensão (trator de esteira, motosserras, espingardas, trabucos e ferramentas diversas), 5 Termos de Demolição e Destruição (Fornos de carvão e gaiolas) e um Termo de Soltura de seis papa-capins.
Já em Belmonte, das 98 áreas fiscalizadas todas tiveram ocorrência de queimadas, dentre estas, a maior parte com desmatamentos e ocupação irregular por movimentos sociais.
O Inema e a Sema continuam com as fiscalizações no município para identificação dos responsáveis pelos danos ambientais e para autuações.