IHGB ensina história da música
A música popular brasileira vem já há alguns anos despertando interesses por parte de vários segmentos culturais da sociedade, principalmente no que tange a sua apreciação histórica, notadamente a partir da década de 90.
O desaparecimento de grandes personagens de nossa história musical, como Tom Jobim, Gonzaguinha, Tim Maia, Cazuza, as irmãs Linda e Dircinha Batista, João de Barro e outros, levou a uma reflexão crítica sobre esse segmento cultural.
Com a proposta de situar nossa música como um dos aspectos mais importantes de nosso universo cultural, analisando suas diversas fases, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia está promovendo o curso História da Música Popular Brasileira.
Ele acontece de 2 a 6 de outubro, das 14h às 18h, na sede da entidade (na Piedade, em Salvador). A iniciativa é coordenada pelo pedagogo, historiador e pesquisador Luiz Américo Lisboa Júnior.
Ele vai apresentar um panorama da história da MPB, desde 1870, passando pela década de 1970 até os dias atuais, abordando temas como o nascimento do Choro, as primeiras gravações em disco, os grandes nomes do início do século.
Ainda o Samba, o lançamento do Baião por Luiz Gonzaga, os grandes programas de rádio, Tropicália, a influência da censura na música popular, o surgimento de Raul Seixas, trio elétrico e a invasão da música Axé, entre outros.
A inscrição é gratuita, com vagas limitadas, e pode ser feita no site www.ighb.org.br