Imagem do Rio de Janeiro é boa
O Ministério do Turismo encomendou uma pesquisa para medir a imagem do turismo no Rio de Janeiro. Foram entrevistados 1.000 visitantes potenciais de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.
Estas capitais são prioritárias dentro do plano de marketing do Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto FSB, quase metade (43,3%) nunca esteve no Rio de Janeiro.
Porém, grande parte desses turistas (59,2%) têm interesse em conhecer a cidade e mais da metade (60%) já colocou o Rio na programação de viagens – visitarão a cidade maravilhosa em até um ano.
Outro dado positivo diz respeito à propaganda boca a boca. Grande parte recomendaria o Rio de Janeiro para amigos e familiares. Somente 24,2% disseram que se tivessem que recomendar um destino, não seria o Rio.
As praias, a beleza da cidade, o Cristo Redentor e a famosa Copacabana foram os motivos mais citados por aqueles que desejam conhecer a cidade.
Por outro lado, daqueles que não desejam conhecer o Rio (18,4% dos entrevistados), a violência foi citada como o principal motivo. Para quase 76,7% dos entrevistados, a experiência na cidade foi ótima ou boa.
“O Rio de Janeiro é o cartão postal do turismo brasileiro. A cidade é a principal porta de entrada dos turistas que visitam nosso país a lazer e um dos principais destinos do mercado doméstico".
"Por esses motivos, o Ministério do Turismo tem uma atenção especial com a cidade e estamos trabalhando em um plano de ação para atrair ainda mais turistas”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
O Ministério do Turismo participa de um grupo interministerial para auxiliar o Rio a se recuperar de dificuldades econômicas. O grupo tem como desafio estruturar um calendário para atração de turistas e ampliar a promoção.