Itabuna tem conferência de saúde
Itabuna se prepara para mais uma Conferência Municipal de Saúde, na terça e quarta-feira, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências, com o tema “O Papel do Cidadão no Fortalecimento do SUS”.
Será uma boa oportunidade para que os cidadãos exijam a melhoria dos serviços prestados na cidade pelo Sistema Único de Saúde. Ele é promovido pela Secretaria de Saúde de Itabuna e pelo Conselho Municipal de Saúde.
Na abertura, às 13h30 do dia 25, haverá a palestra, da mestre em saúde coletiva Alessandra Borges, “O Papel do Cidadão no Fortalecimento do SUS”.
No primeiro dia serão formados grupos de trabalho para elaboração de teses que serão levadas à Plenária. A dificuldade de manutenção do Hospital São Lucas, alegadas pela Santa Casa de Misericórdia, é um dos temas.
Outros são a má qualidade dos serviços das unidades básicas e de saúde da família, a falta de médicos e especialistas e a carência na odontologia. A expectativa é de que a Conferência seja propositiva e não homologatória.
"É o fórum adequado para que os cidadãos exijam serviços de saúde de qualidade e a correta aplicação dos recursos gerados pelo SUS," diz o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josevaldo Gonçalves.