Salvador vacina contra a raiva
Neste sábado, 30, acontece o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica iniciada no início do mês em Salvador. A ação será realizada das 8 às 14 horas em mais de 200 pontos espalhados pela cidade, fixos e volantes.
Após o término da campanha, a vacinação continuará sendo realizada em mais de 90 unidades de saúde, dentro da rotina do serviço público de saúde.
“Lamentavelmente registramos em Paramirim, no interior, um caso de raiva humana que resultou em morte. Por isso a importância de se procurar o serviço de imunização," diz Aroldo Carneiro, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Ele explica que cerca de 100 mil cães e gatos receberam a dose, quantidade considerada baixa, uma vez que a meta da Secretaria Municipal da Saúde era de imunizar pelo menos o dobro. A vacinação é a principal prevenção da raiva.
“Até o momento metade da expectativa que tínhamos para vacinação foi alcançada. É importante que a população procure os postos. Só esse ano Salvador registrou três casos confirmados de raiva em morcegos".
"Com isso, os cães e gatos ficam vulneráveis ao contato”, lembra o veterinário. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi em 2004.