SMA apresenta plano do Cachoeira
Após audiências públicas e coleta de sugestões, a secretaria estadual do Meio Ambiente e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) lançam o Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira.
O documento será tornado público nesta quinta-feira, às 9 horas, na Câmara Municipal de Ibicaraí. Ele contempla uma visão de curto, médio e longo prazos, traduzida em três fases de implementação.
É um dos resultados do Projeto Cachoeira, e foi desenvolvido a partir do diagnóstico ambiental da região e das audiências públicas nos municípios de Itororó, Ibicaraí e Itabuna.
Contempla o Plano de Governança, as áreas e estratégias prioritárias de ações de conservação, restauração, manejo florestal, manejo de solo, controle de erosão, mudança de uso do solo, requalificação da malha viária.
Mais a remoção de sedimentos, esgotamento sanitário, contenção de encostas e margens, monitoramento hidrológico. O estudo proporcionou a elaboração do banco de projetos-pilotos relacionados as estratégias.
O Plano Estratégico é uma das etapas do Projeto Cachoeira, com aporte de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investido no PE é R$ 1,4 milhão, mas o total do Projeto Cachoeira é de R$ 4 milhões.