Ação antirrábica fracassa em Ilhéus

A Campanha de Vacinação Antirrábica promovida pela Prefeitura de Ilhéus desde setembro fracassou, atingindo apenas metade da meta, segundo relatório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) enviado a Salvador na semana passada.

Foram vacinados 10.086 animais, sendo 8.017 cães e 2.069 gatos. Destes, 6.373 cães e 1.724 gatos foram vacinados na sede, enquanto 1.644 cães e 345 gatos foram imunizados na zona rural. Apesar da estrutura, os números são baixos, já que o setor tinha a meta de vacinar 16.800 animais.

Na tentativa de impulsionar a campanha, a secretaria de Saúde lançou o ‘Dia D’ da Vacinação Antirrábica, com instalação de 16 pontos de vacinação nas quatro zonas da cidade. O coordenador de Zoonoses, Aloísio Coreia, explica que a baixa adesão não caracteriza a falta de cuidado pelos bichos.

“Creio que precisa haver, além da amizade, interesse no bem-estar do animal e do próprio homem. A principal dificuldade no combate à doença é a adesão da população”, explica. "São estimados atualmente em Ilhéus cerca de 33 mil animais"..

Ele explica que, embora não haja registro da doença há anos, é importante levar o animal para vacinar. “A vacina é a principal forma de prevenir a raiva, que tem 100% de letalidade. É importante que a população não deixe de levar seu animal doméstico aos pontos durante as campanhas”.

17:33  |  


Gostou? Repasse...