Brasil faz mutirão contra mosquito

O Governo Federal promove, até o dia 27, a Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti. Mais de 210 mil unidades públicas e privadas estão mobilizadas pela Sala Nacional de Coordenação e Controle.

Ela reúne os ministérios da Saúde, da Integração, da Defesa, do Desenvolvimento Social e da Educação, a Casa Civil e a Secretaria de Governo da Presidência da República, além de outros órgãos convidados.

O objetivo é alertar a população sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya já antes do verão, período quando acontece o maior volume de chuvas, o que facilita a reprodução do aedes aegypti.

Ao todo serão mobilizadas 146.065 escolas da rede básica, 11.103 centros de assistência social e 53.356 unidades de saúde. Estados e municípios tem autonomia para definir quais ações serão realizadas para mobilizar as áreas.

Mas a orientação da Sala Nacional é de que sejam realizadas atividades que envolvam a prevenção e o combate do Aedes, como mutirões de limpeza, distribuição de informação, rodas de conversas educativas, oficinas, teatros e gincanas.

"Campanhas como essa são essenciais para combater o mosquito, porque estimulam a participação da população. A comunidade precisa ter consciência e participar da prevenção a essas doenças. Precisamos estar unidos para vencer essa batalha”, ressalta o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

17:36  |  


Gostou? Repasse...