CNA lançará centro de fruticultura
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) inauguram no dia 23 o Centro de Excelência em Fruticultura em Juazeiro, às 17h, no Loteamento Centro Industrial São Francisco.
A região foi escolhida para receber o Cefru por ser o maior polo de fruticultura do Brasil, referência na produção de frutas para os mercados interno e externo. Ela é responsável por 240 mil empregos diretos no campo, 98% da uva e 90% da manga exportada.
O Cefru é o primeiro de uma rede integrada de ensino, que vai disseminar conhecimento, incentivar a pesquisa e o empreendedorismo. Nesta fase inicial, o CNA/SENAR também vai implantar o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande (MS).
Outros Centros serão construídos em diferentes regiões do país, vocacionadas para as cadeias produtivas da agropecuária, a gestão e o empreendedorismo.
Os Centros de Excelência do SENAR vão preparar profissionais para atender o elevado nível de sofisticação das operações e particularidades da agropecuária brasileira. Eles poderão operar em até três turnos, oferecendo cursos de nível médio e superior.
Pessoas de todos os estados vão poder estudar, gratuitamente, no Cefru. Um dos cursos será o Técnico em Fruticultura, voltado para planejar, executar e controlar os processos do setor, de acordo com boas práticas agrícolas e normas técnicas.
O Curso Técnico em Fruticultura, com 1.350 horas, é presencial e gratuito. O currículo modular permite que o estudante opte pelo curso completo e obtenha a habilitação técnica, ou participe das qualificações que permitem as saídas intermediárias.