Dez fazendas já foram libertadas

Dez das 12 fazendas na região de Itapetinga que haviam sido ocupadas no final de semana por supostos indígenas foram liberadas na tarde de segunda-feira, após ação conjunta das polícias Militar e Civil. Na Fazenda Tabajara foram encontrados 10 homens que disseram fazer parte da organização Movimento Livre da Terra (MLT).

No local foram apreendidos duas espingardas, duas motos e um carro com restrições administrativas. Um homem, ainda não identificado, foi preso em flagrante por assumir ser o dono das armas. Pelo menos duas fazendas pertencentes à família do ex-ministro Geddel continuam ocupadas.

Desde o sábado o clima estava tenso entre fazendeiros e seus empregados, em Itaju do Colônia, Itapetinga e Potiraguá. Segundo Casemiro Correia, administrador de uma fazenda, os invasores furtaram animais das propriedades, entre outros objetos. "Eles tocam o terror, mesmo”.

O coordenador da Polícia Civil em Itapetinga, Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, confirmou que 14 e não 18 fazendas haviam sido invadidas em Itapetinga e duas em Potiraguá.

O delegado contou ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM, de Itabuna, que viu pelo menos 50 indígenas no contato que fez com o cacique que diz ser pataxó Hã-hã-hãe. Os outros grupos não eram ligados aos índios.

20:27  |  


Gostou? Repasse...