Professores terão bolsa federal
Professores que já tenham concluido curso superior poderão fazer uma segunda licenciatura com bolsa do Programa Universidade Para Todos (Prouni), sem precisar comprovar renda. A medida faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação.
Segundo o MEC, das 56 mil bolsas do Prouni oferecidas para cursos de licenciatura, 20 mil não são preenchidas. Os benefícios para os professores graduados serão ampliados, afirmou a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro.
Segundo ela, uma das principais causas da ociosidade das bolsas são os critérios de renda. Até então, apenas candidatos que comprovassem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa podiam concorrer a bolsas integrais.
Para bolsas de 50%, a renda familiar deveria ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, somente candidatos sem diploma de ensino superior podiam participar do programa.
O MEC ainda anunciou que irá ampliar a oferta de ensino a distância para formação de professores: 75% das vagas Universidade Aberta do Brasil, que oferece cursos diversas universidades públicas do país, serão reservadas para docentes, 187,5 mil vagas.