Abstenção do Enem é quase recorde
Cerca de 30% dos 6,73 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio não compareceram ao primeiro dia de provas. Esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando foi registrado 37,7% de ausência e representa quase 2,4 milhões de candidatos.
No total, 273 pessoas foram eliminadas no primeiro dia, 264 por descumprimento das regras e 9 por ter algum equipamento identificado pelos detectores de metal. O Inep também identificou duas pessoas que saíram antes do horário e foram eliminadas.
Um candidato que portava um cigarro de maconha no bolso pôde concluir a prova. Duas turmas não conseguiram concluir a prova por falta de energia, uma em Teresina (PI) e outra em Uruaçu (GO). Esses alunos terão que refazer a prova em dezembro.
Segundo o Inep, o participante isento de pagamento da inscrição que não compareceu às provas e deixar de justificar a ausência, por meio de documento legal, perderá o direito a nova isenção.
No primeiro dia do Enem as provas foram linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais). A redação teve como tema os desafios para a formação educacional dos surdos.
O segundo dia de provas será 12 de novembro, com questões de matemática e ciências da natureza.