Alunas do CPM expuseram pesquisa
Quais as causas do mau desempenho escolar? Esse foi o questionamento que motivou as estudantes Alayne Costa, 16, e Raquel Mangabeira, 15 anos, do Colégio da Polícia Militar de Itabuna, a fazer a pesquisa “Fatores que Influenciam no Aspecto Motivacional dos Adolescentes”.
O resultado foi apresentado durante a 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que terminou nesta quinta (23), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Sob a orientação do professor João Gabriel Costa, a dupla formulou um questionário e o aplicou em duas escolas.
Uma delas era particular, em Itabuna, e a outra pública, em Buararema, num universo de 181 alunos. Após a tabulação, as pesquisadoras constataram causas como dificuldade de concentração e a falta de administração do tempo.
“Em cima disso, a partir do ano que vem pretendemos dar prosseguimento ao projeto, com palestras nas escolas para debater essas causas”, conta Alayne. No evento em Salvador as duas estudantes, a todo tempo, davam explicações.
“Fizemos essa pesquisa entre abril e agosto de 2016 e contamos com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)”, explicou Raquel. Outro aluno do CPM Itabuna, Marcelin Eugene, 16 anos, representava cinco estudantes.
Seu grupo realizou um experimento sobre a utilização de pó de PET no cultivo de leguminosas. “Depois de fazermos cinco amostras com várias concentrações, durante oito dias, percebemos que a de 60% fez crescer mais que as outras”.
Segundo ele, com a orientação do professor de química Danilo Teixeira, chegaram à conclusão que a terra acaba ficando mais fofa, possibilitando uma maior entrada de ar, gerando a mesma quantidade de nutrientes, e diminuindo o custo de produção das empresas.