Escola itabunense ganha etapa PRA
Dois projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede estadual foram premiados na etapa regional do 4º Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung que tem o objetivo de estimular projetos científicos que buscam soluções sustentáveis.
Nesta etapa, foram inscritos 1.371 projetos envolvendo 41.929 estudantes de escolas públicas de todo o país, com a seleção de 25 projetos, 5 de cada região, contemplados com um notebook e o selo digital de Vencedor Regional.
Um dos dois projetos premiados foi o “Bioplástico de banana verde”, de estudantes do 1º ano e professores do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. A diretora Ednail Miranda explica a motivação do projeto.
“Ele tem como objetivo encontrar uma alternativa sustentável para o uso da banana verde inviável para o comércio na produção do plástico biodegradável de rápida decomposição, minimizando o uso do plástico convencional e diminuindo a poluição”.
Já o projeto “Biosala: sala de artes, sala da vida”, do Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João, visa a construção de uma sala de artes sustentável, utilizando a bioconstrução por meio do resgate dos saberes tradicionais indígenas e afrodescendestes.
Para a participação na segunda e terceira etapas, que ocorrerão simultaneamente, os selecionados terão que produzir um vídeo sobre o projeto com até três minutos. A segunda etapa é uma votação online através do portal respostasparaoamanha.com.br.
Os cinco projetos mais votados serão analisados na última etapa, por uma banca julgadora.