Estadual de 2018 terá só 10 times
Sem contar com representantes do sul do Estado, cujos principais times – Itabuna e Colo Colo – amargaram rebaixamento em 2013 e 2016, dez clubes vão disputar o Campeonato Baiano.
A direção dos clubes e a Federação Baiana de Futebol já definiram os detalhes da competição, no arbitral realizado na quarta-feira, em Salvador. No encontro, poucas alterações em relação à competição deste ano.
A principal foi a diminuição no número de clubes, fixados em 10, diferente dos 11 da última edição. Todos os times se enfrentam em pontos corridos, em apenas um turno. Os quatro primeiros se classificam às semifinais, enquanto o último é rebaixado para a Série B – os clubes definiram o único descenso em votação.
Os times classificados à Copa do Nordeste 2019 serão o campeão, com vaga direta, e o time melhor classificado no ranking de clubes da CBF. O segundo lugar neste ranking terá a oportunidade de disputar o Pré-Nordestão.
Os classificados à Copa do Brasil de 2019, por sua vez, serão os três primeiros colocados do estadual. No próximo ano participarão Atlântico, Bahia, Bahia de Feira, Jequié, Juazeirense, Jacobina, Jacuipense, Fluminense de Feira, Vitória e Vitória da Conquista.
O Baianão terá início no dia 21 de janeiro e no dia 8 de abril acontecerá a final.