Ilheenses protestam contra doação
Moradores da zona sul e de outros bairros de Ilhéus estão subscrevendo um abaixo-assinado com a finalidade de impedir a doação de uma extensa área verde localizada no Jardim Atlântico, Bairro São Francisco, para construção das novas sedes do Fórum de Justiça e do Ministério Público.
O prefeito Mário Alexandre demonstrou o desejo de realizar a doação ao visitar a área acompanhado pela presidente do Tribunal de Justiça.
Os ilheenses estão indignados com o projeto, cuja área verde, integrada ao Loteamento Jardim Atlântico I, seria destinada à urbanização para convivência dos cidadãos e instalação de equipamentos de lazer para crianças, jovens e idosos, conforme memorial descritivo e planta.
Conforme relato de alguns moradores, há alguns meses a área conservava densa arborização, sendo que ainda hoje possui exemplares de madeira de lei, Pau d’arco, Samanea tubulosa, nome vulgar de “infra de pobre” e outras espécies exóticas.
Recentemente, prepostos da Prefeitura de Ilhéus manejaram máquinas alegando que fariam campos de areia e quadras poliesportivas, além de área de cooper em volta da praça. A ação resultou na retirada indiscriminada de árvores e de areia.
Na opinião dos moradores, a área só pode sofrer interferência para a instalação de equipamentos de lazer e recreação, com a garantia de manutenção da paisagem litorânea, conforme a Lei Orgânica do Município.
Eles lamentam que a Prefeitura não consulte os moradores para se informar sobre propostas de beneficiamento da área. E afirmam que o desejo deles é a preservação da paisagem e a utilização das áreas verdes em sua finalidade recreativa.
O abaixo-assinado está em http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR102805