Itabuna deve economizar mais água
Há dois anos Itabuna viveu a mais grave seca de sua história em consequência da severa estiagem que assolou o Centro-Sul da Bahia, entre novembro de 2015 e agosto de 2016.
Além do colapso no abastecimento d’água da maioria dos municípios, os efeitos da falta de chuvas por cerca de 10 meses secou rios. e mananciais e obrigou a contratação de carros-pipa para abastecer a população.
A situação mais grave foi enfrentada pelos habitantes de Itabuna, que foram obrigados a se abastecer com água captada na estação secundária da Emasa, em Castelo Novo, no município de Ilhéus, que sofre os efeitos causados pela alta da maré.
Como o fluxo de água do Rio Cachoeira diminui, a água do mar sobe e saliniza o manancial. Diante disso, a Prefeitura e Emasa, com o suporte do Governo do Estado e Embasa, captaram água em São José da Vitória e Ubaitaba.
A Secretaria Nacional da Defesa Civil, a Defesa Civil estadual e a Secretaria de Infraestrutura Hídrica liberaram recursos e 176 reservatórios, que foram colocados em locais estratégicos da cidade e abastecidos até duas vezes por dia, com carros-pipa.
Com a proximidade do verão a recomendação é economizar no consumo de água. Atualmente, a Bahia sofre seca no semiárido e parte do centro-sul, afetando 232 municípios.