Notícia sobre multa do TSE é falsa

Notícias falsas, as "fake news", são como uma praga nas redes sociais e as pessoas até se animam em passar adiante sem medir os estragos. É o caso do novo boato que circula na internet e em grupos de conversas.

A mensagem atribui à Justiça Eleitoral a aplicação de uma multa de R$150 ao eleitor que não fizer o cadastramento biométrico, bem como o cancelamento de documentos. O TSE esclarece que esta mensagem é falsa.

O eleitor deve ficar atento ao calendário estabelecido pelos Tribunais Regionais Eleitorais para o recadastramento em cada estado. A legislação eleitoral não prevê, em nenhum momento, o cancelamento de outros documentos.

O único cancelado é o título de eleitor, caso a pessoa passe três eleições consecutivas sem votar ou justificar; ou não compareça ao cadastramento biométrico obrigatório, que serve como atualização do cadastro de eleitores.

Para saber o prazo para o procedimento, o eleitor deve consultar o site do TRE do seu estado. Na Bahia, o recadastramento biométrico para as cidades em revisão extraordinária deve ser feito até 31 de janeiro.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. A tecnologia foi implantada na Justiça Eleitoral com o objetivo de prevenir fraudes.

0:06  |  


Gostou? Repasse...