Site da Pref. de Ilhéus é hackeado
O site da prefeitura de Ilhéus sofreu ataque de “hackers” na manhã de quinta-feira (23) e teve todos os arquivos criptografados, ou seja, nenhuma podia ser acessado. Diversos serviços da Prefeitura de Ilhéus foram suspensos depois da invasão, que só poderia ser desfeita pagando um resgate.
A culpa pode ser de um servidor, clicando em link malicioso. Este tipo de ataque não acontece sozinho. Em geral alguém que opera um computador da rede clica num link malicioso, como os que prometem ofertas ou acesso a fotos pornográficas. Outra maneira é baixar um arquivo infectado. A partir daí o malware se instala.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Bento Lima, após a invasão o sequestrador dos dados deixou uma mensagem na tela do computador informando as condições para a liberação dos dados, como o valor do resgate e os dados da conta para o depósito.
“Assim que detectamos o evento, bloqueamos a internet a fim de evitar maiores transtornos. Fizemos o registro na Polícia Civil, que já está apurando. A internet já foi restabelecida, contudo, os arquivos permanecem bloqueados, trazendo prejuízos aos serviços”.
Entre os serviços afetados com o ataque estão a emissão de IPTU, Portal da Transparência, o Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão, Licitações e o Cartão Vale-Mais, causando transtornos ao funcionalismo. Este tipo de crime se tornou comum nos últimos meses.