BA tem 1.200 na espera por cirurgia

A Bahia tem pelo menos 1.234 pessoas na fila de espera para cirurgias eletivas, que no país é de 900 mil. Esses números são do Conselho Federal de Medicina, a partir de levantamento com base na Lei de Acesso à Informação junto às secretarias de Saúde de 16 estados e 10 capitais.

Nelas constam pedidos de 801 mil e 103 mil procedimentos cirúrgicos. Esta foi a primeira vez que o Conselho Federal de Medicina se aproxima do tamanho real da fila por cirurgias no SUS. Ainda que parciais, os números impressionam.

Os estados que prestaram informações representam metade de todo o volume de cirurgias efetivamente realizadas na rede pública em 2016, explica o presidente do CFM, Carlos Vital. Segundo ele, só no ano passado, 1.652.260 cirurgias eletivas foram realizadas no SUS.

Na Bahia, entre maio e agosto, Barro do Mendes e Lamarão, com 93 e 71 casos, respectivamente, lideram em cirurgias eletivas não realizadas. Canarana é o terceiro com 66.

Entre os procedimentos, cirurgia do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal com 666; cirurgia do aparelho geniturinário, 425; Cirurgia das vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço, 76; e cirurgia do aparelho da visão, 31, lideram.

Os dados incorporados pela Bahia são de pacientes que ingressaram na fila neste ano.

22:10  |  


Gostou? Repasse...