Detentas expõem o seu artesanato

Centenas de peças de artesanato, confeccionadas pelas internas e internos do Conjunto Penal de Itabuna (CPI), serão expostas ao público a partir de segunda-feira (4) até o dia 10, no Shopping Jequitibá.

Estarão disponíveis para aquisição obras com motivos natalinos, bonecas, porta-joias e acessórios de decoração e serviço domésticos diversos. Essa é a quinta edição da Exposição de Artesanato do CPI. As obras são resultado dos cursos terapêuticos de artesanato ministrados a mulheres quem cumprem pena na unidade.

Também há aquelas que resultam da veia artística dos internos, que as confeccionam a partir dos conhecimentos que já levavam ao chegar ou mesmo os que se descobriram artistas em outras oficinas lá ministradas.

De acordo com o diretor do CPI, capitão PM Adriano Jácome, o artesanato é atividade terapêutica, acompanhada por uma equipe com professora, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social, que busca reconstruir nas alunas sentidos e habilidades.

“Elas chegam com pouca ou nenhuma habilidade, e com a autoestima muito baixa. Aos poucos vão construindo peças que acreditavam ser impossíveis. Ao mesmo tempo, percebem que estão ali tecendo suas vidas e construindo um futuro que elas até imaginavam não ter”.

0:02  |  


Gostou? Repasse...