Fachin bloqueia edifício de Geddel
O La Vue, condomínio de alto padrão na Ladeira da Barra, área nobre de Salvador, está entre os imóveis bloqueados pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a pedido da Procuradoria Geral da República.
O ministro determinou o bloqueio parcial de 7 empreendimentos imobiliários ligados à família do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Fachin determinou o bloqueio de 20% do La Vue, bem como o sequestro judicial da unidade 2301.
O apartamento esteve no centro do episódio que levou à renúncia de Geddel Vieira Lima do cargo de ministro da Secretaria de Governo, em novembro do ano passado, após conflitos com o ministro da Cultura, Marcelo Calero, que também pediu demissão.
Outros seis empreendimentos de luxo em construção ou já concluídos tiveram entre 7% e 25% tornados indisponíveis por Fachin, totalizando bloqueio de R$ 12,7 milhões.
Na semana passada, a PGR Raquel Dodge apresentou denúncia por lavagem de dinheiro e associação criminosa contra Geddel, Lúcio Vieira Lima e a mãe deles, Marluce. O inquérito apura R$ 51 milhões em dinheiro apreendidos pela PF.
Dois assessores da família Vieira Lima e o empresário Luiz Fernando Machado da Costa, dono da Cosbat, também foram denunciados. O jornal A Região traz toda a história neste sábado, na edição impressa, e domingo na online.