HRCC fez 32 cirurgias em um dia
No domingo, primeiro dia de funcionamento, 32 cirurgias eletivas foram realizadas no Hospital Regional da Costa do Cacau. Os pacientes foram escolhidos por meio do Mutirão de Cirurgias, promovido pelo Governo do Estado.
Entre as cirurgias estão a retirada de hérnia umbilical e colecistectomia por videolaparoscopia (a remoção da vesícula por vídeo). Para isso, o atendimento foi distribuído entre três salas cirúrgicas que funcionam de forma simultânea.
Além de Ilhéus, o Mutirão de Cirurgias beneficiou pessoas de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca. Com a iniciativa, a população tem a oportunidade de sair das filas de espera para realização das cirurgias.
A previsão é de que as 500 cirurgias, todas agendadas durante o Mutirão, sejam realizadas até a primeira quinzena de janeiro. Pacientes que ainda não conseguiram agendar terão nova oportunidade em 4 de janeiro, quando haverá nova seleção.
O HRCC tem 225 leitos de clínica médica, cirúrgica e terapia intensiva, sendo que esta última dispõe de 30. Está apto a receber casos de média e alta complexidade, dispõe de urgência e emergência, hemodinâmica, internação, laboratório, ambulatório, diagnóstico por imagem.
O hospital contará com cerca de 1.100 profissionais, entre médicos, enfermeiros e apoio administrativo. Nele foram investidos R$ 120 milhões.