Invasores já desocuparam fazenda
Policiais militares de Itapetinga e da Cipe Sudoeste cumpriram na manhã de quarta mandado de reintegração de posse da Fazenda Esmeralda, às margens do Rio Pardo, em Itapetinga. A propriedade pertencente à família do ex- ministro Geddel Vieira lima.
Cerca de 30 índios Pataxó hã hã hãe e militantes do "Movimento de Libertação da Terra" foram retirados da fazenda sem opor resistência. Pelo menos 50 policiais militares participaram da ação, comandada pelo Major Edmário.
Os militares encontraram restos de uma vaca abatida pelos invasores na sede da Fazenda Esmeralda. O grupo retirou seus pertences da propriedade e deixou o local em um microonibus, indo no sentido de Itororó.
A invasão da fazenda aconteceu na tarde de segunda-feira, em pleno Natal. Ela foi a segunda propriedade rural invadida nos últimos dias na região. No domingo, supostos índios invadiram a Fazenda São Francisco, entre Itambé e Ribeirão do Largo.
A Polícia Militar esteve no local e apreendeu armas e drogas. Um grupo com 30 supostos indígenas, liderado pelo "Cacique Capilé", comandou a ocupação da Fazenda Esmeralda.
Chegaram ordenando que os funcionários da fazenda desocupassem suas casas. A Polícia Civil de Itapetinga instaurou um inquérito policial para apurar o caso. Durante as buscas, os agentes apreenderam 6 espingardas, um bastão de choque e crack.